Voice of Customer (VoC): a importância do feedback do consumidor

A importância do foco no consumidor já é algo claro no mundo corporativo, mas não dá para fazer isso sem ouvir o cliente, certo? É isso que o Voice of Customer (VoC) nos mostra. 

Atender as expectativas do consumidor pode ser desafiador, mas se você souber ouvi-lo e entender suas emoções e sentimentos, essa tarefa pode ser mais fácil. 

O Voice of Customer nada mais é do que uma estratégia que prega a importância do feedback do cliente sobre a sua empresa, seus produtos e serviços. 

Uma vez que você tem essas informações em mãos, é capaz de realizar as melhorias necessárias para garantir uma boa experiência e uma maior satisfação do cliente

Mas, você deve estar se perguntando, como colher esses feedbacks? Como saber exatamente o que seu cliente pensa? Continue lendo e entenda tudo sobre Voice of Customer. 

Afinal, o que é VoC? 

Voice of Customer, em tradução para o português, significa voz do consumidor

E o próprio termo já é muito explicativo: o conceito busca ouvir e analisar as opiniões e sentimentos dos clientes.

Basicamente, essa estratégia visa entender de verdade o que o consumidor pensa sobre a marca, os produtos, a empresa

É uma espécie de feedback, que se bem recebido e analisado, pode gerar bons insights e oportunidades de melhorias para o negócio. 

Além desse benefício para a empresa, o VoC também impacta na imagem que o consumidor tem da organização. 

Afinal, ao sentir-se ouvido, ele passa a ver a marca com outros olhos, como uma empresa que realmente se preocupa com o cliente.

Por fim, o Voice of Customer também contribui para criações de personas mais realistas, já que é possível entender os desejos e expectativas dos clientes a partir dos feedbacks — e usá-los nessa construção. 

Como colocar o Voice of Customer em prática?

Nesse momento, vamos entender como o Voice of Customer pode ser aplicado em uma empresa.

A metodologia pode ser aplicada de diversas formas, mas em todas o objetivo é conseguir informações valiosas sobre os clientes para conseguir melhorias para o negócio.

Aplicativo Gamificação

Para isso, você pode:

  • Utilizar pesquisas de satisfação, como o NPS;
  • Entrevistar clientes frequentes;
  • Conferir comentários em redes sociais;
  • Analisar feedbacks enviados por e-mail e outras plataformas;
  • Avaliar o comportamento dos clientes no site, redes sociais, etc. 

Vale lembrar que não é necessário escolher uma forma de colocar o VoC em prática. Se você entende que é mais estratégico colher feedbacks de diferentes formas e canais, vale a pena implementar. 

Benefício do Voice of Customer para a empresa

Agora que você sabe o que é VoC, certamente já consegue imaginar as vantagens dessa prática, não é? Vamos mostrar a seguir os principais benefícios de implementar técnicas de VoC em uma empresa:

1.  Melhoria dos produtos e serviços

Uma vez que você tem acesso ao que o seu cliente sente e pensa, fica mais fácil de atender às suas expectativas. Por isso, esse é um dos maiores benefícios do Voice of Customer.

Uma empresa que não está aberta a feedback dos clientes, não consegue colocá-lo no foco do negócio

Além disso, ao não ouvir o cliente, a empresa também se limita na relação entre marca e consumidor. Afinal, não é possível aprofundar um relacionamento quando não há troca, quando não se conhece o outro.

Assim, abrir espaço para o cliente falar o que sente sobre a marca, produtos e serviços é uma forma de entender os pontos fracos do seu negócio e trabalhar para melhorá-los. 

Da mesma forma, essa é uma oportunidade de entender os pontos fortes da sua empresa e potencializá-los para se destacar entre os concorrentes de mercado. 

2. Retenção de cliente

Uma empresa que está disposta a ouvir o cliente mostra muito sobre seus valores e propósito. E isso, claro, chama a atenção dos consumidores.

Afinal, demonstrar que o sentimento do cliente importa mostra a ele sua importância e a relevância da sua opinião para a empresa, fazendo com que ele se sinta parte daquela comunidade.

Além disso, como vimos, aplicar estratégias de Voice of Customer ajuda a fazer mudanças e melhorias estratégicas, além de contribuir para tomadas de decisões mais certeiras, que vão de encontro ao que o cliente espera. Isso impacta diretamente na satisfação do consumidor

Afinal, se um cliente comprou um produto e não teve suas expectativas atingidas, é preciso que a empresa tenha disponível um SAC ágil e eficaz. Assim, o problema pode ser resolvido e o cliente pode ter sua satisfação garantida. 

Isso contribui para a retenção de clientes, uma vez que o cliente passa a confiar na empresa, já que sabe que, a qualquer sinal de problema, será bem atendido.

3. Prevenção de crises 

Quando você sabe o que o cliente sente, fica mais fácil traçar estratégias e caminhos que irão agradá-los. Isso, é claro, ajuda a manter crises fora do radar.

Afinal, utilizando o Voice of Customer, você sabe não apenas o que o cliente pensa de você, mas entende seus desejos, anseios, desgostos, expectativas, sua forma de falar, agir etc.

Todas essas informações ajudam a entender as preferências dos clientes e, assim, tornar a sua satisfação mais palpável — automaticamente, tornando crises e insatisfações algo cada vez mais distantes. 

Telegram

5 canais para aplicar o VoC

São muitas as vantagens do VoC para seu negócio, não é? Então, agora que você sabe como funciona e como colocá-la em prática, chegou a hora de conhecer alguns canais em que as técnicas de Voice of Customer podem ser aplicadas:

  1. E-mail;
  2. Telefone;
  3. Pesquisas e entrevistas presenciais;
  4. Redes sociais (comentários, grupos, etc);
  5. Canais de atendimento, como o SAC, por exemplo. 

Agora você já está pronto para começar a usar o Voice of Customer a seu favor. Por isso, chegou a gora de entender mais sobre a pesquisa de satisfação, uma das ferramentas que podem te ajudar a entender o que o seu cliente pensa e sente em relação a sua marca. Leia o nosso conteúdo sobre o assunto.

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress