Você sabe o que é ITIL?

Information Technology Infrastructure Library ou Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação, em bom português é um padrão internacional que reúne um conjunto de melhores práticas para a operação de serviços da Tecnologia da Informação (TI).

Adotada no mundo todo como uma metodologia, a ITIL foi criada pela Office of Government Commerce (OGC) – uma secretaria de comércio da Inglaterra -, a partir de pesquisas realizadas por especialistas em TI, estudiosos, acadêmicos e consultores de negócios para desenvolvimento de práticas saudáveis e com bons custos na gestão de Tecnologia da Informação das organizações públicas e privadas.

Contexto histórico da ITIL

A necessidade da criação da ITIL surgiu na década de 1980 quando o governo britânico determinou que o nível de qualidade de serviços de TI fornecidos às empresas governamentais não era suficiente. A Agência de Computação e Telecomunicações Central (CCTA) foi encarregada de elaborar um quadro para o uso eficiente e financeiramente responsável dos recursos de TI. A primeira versão do ITIL foi chamado GITIM (Governo Information Technology Infrastructure Management).

Muitas grandes empresas e, particularmente, as agências governamentais na Europa adotaram rapidamente as práticas durante o início de 1990. A partir daí, a ITIL foi se espalhando pelo mundo, o que exigiu mudanças e evoluções. Sendo assim, no ano de 2000 a Microsoft usou ITIL como base para desenvolver o Microsoft Operations Framework (MOF).

Em 2001, a versão 2 do ITIL foi lançada. O serviço de suporte e serviço de entrega de livros foi reconstruído em volumes utilizáveis mais concisos e, consequentemente, se tornou o foco central da ITIL. Ao longo dos anos seguintes, tornou-se, de longe, a abordagem de melhores práticas de gerenciamento de serviços de TI mais utilizada no mundo.

Em maio de 2007 foi publicada a versão 3 da ITIL. Esta versão contempla mais de uma abordagem de ciclo de vida para o serviço de gestão, com maior ênfase na integração de negócios de TI.

As normas ITIL estão documentadas em 40 livros divididos em módulos, que descrevem os principais processos e recomendações de boas práticas de TI.

A ITIL defende que os serviços de TI estão alinhados com as necessidades do negócio e devem apoiar seus principais processos. Ele fornece orientações para organizações e indivíduos sobre como usá-lo como uma ferramenta para facilitar a mudança nos negócios, transformação e crescimento.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Principais práticas da ITIL

As melhores práticas da ITIL são hoje detalhadas dentro de cinco publicações principais:

  • ITIL Service Strategy: Estratégia de serviços;

  • ITIL Service Design: Serviços de Design;

  • ITIL Service Transition: Serviços de Transição;

  • ITIL Service Operation: Serviços de Operação;

  • ITIL Continual Service Improvement: Aprimoramento contínuo de Serviços;

Estes cinco volumes mapeiam todo o ciclo de vida de serviço ITIL, começando com a identificação das necessidades dos clientes e condutores de requisitos de TI, através da concepção e execução do serviço e, por fim, a fase de acompanhamento e melhoria do serviço.

Benefícios da ITIL

A ITIL ajuda as empresas quando elas enfrentam problemas como provisão inadequada de serviços, dificuldades de comunicação com os usuários durante a execução dos projetos, gastos excessivos com infraestrutura de TI, atrasos inesperados de entrega de projetos, gestão de orçamento, etc.

Do ponto de vista dos gestores de TI, a ITIL os ajuda a melhorar a efetividade dos serviços, aumentar o ciclo de vida da tecnologia nas empresas, diminuir ou resolver gargalos, gerenciar melhor a complexidade dos projetos, levantar e atender as necessidades dos usuários. Tudo isso ajuda a TI se colocar como provedora e facilitadora da evolução do negócio com baixos custos (ou custos melhores controlados) e rapidez.

Você já conhecia a ITIL? O que achou deste sistema? Acesse nossa e conheça outros artigos como este!

CTA-DM-1-5

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress