Tipos de atendimento ao cliente: conheça os principais

Help Desk para Gestão de Atendimento

Estar presente na vida do consumidor é um ponto fundamental para qualquer empresa que deseja manter sua base. Uma das principais formas de fazer isso é oferecer a eles tipos de atendimento variados.

As pessoas querem cada vez mais receber um atendimento rápido e eficiente. Por isso, é muito importante que você saiba quais são os canais de atendimento e como usá-los de maneira estratégica de acordo com o seu público-alvo.

A seguir, veja quais os principais tipos de atendimento e como cada um deles pode potencializar seu relacionamento com o cliente.

5 principais tipos de atendimento para utilizar

Atualmente, principalmente quando falamos noatendimento 4.0, são diversos os canais que você pode oferecer ao consumidor para contatar sua empresa.

Com tantas alternativas, o primeiro impulso pode ser oferecer todos eles, certo? No entanto, essa está longe de ser a escolha ideal para um negócio.

Para escolher as melhores formas de atendimento ao cliente, você deve considerar a sua estrutura interna, assim como as necessidades do seu consumidor.

Não adianta, por exemplo, investir em um canal que não é utilizado por seu público, certo?

Por isso, os meios de comunicação oferecidos devem suprir as expectativas de atendimento e não desapontar ou levar a qualquer tipo de frustração. Caso contrário você corre o risco de ter um grande número de clientes insatisfeitos.

Para evitar que isso aconteça com sua empresa, confira a seguir os cinco principais tipos de atendimento ao cliente e descubra como usar cada um deles.

1. Ponto de venda

O canal mais tradicional com certeza é o atendimento de forma presencial direto no ponto de vendas (PDV).

Pode ser a loja física da marca, stands em shoppings e feiras ou mesmo postos de informação onde o consumidor pode realizar o contato cara a cara.

Esse tipo de atendimento, apesar de eficiente, não cabe para qualquer negócio. Na verdade, com o avanço da tecnologia e a expansão do ambiente virtual, o que antes conhecíamos como PDV começou a ser oferecido pela internet, por meio do e-commerce.

Telegram

Ainda assim, para algumas marcas, essa forma de atendimento ainda é muito atual e útil, por isso, deve ser considerada para empresas de produtos físicos que precisam de um canal totalmente humanizado na tratativa com o cliente.

Caso esse seja seu cenário, é preciso prestar atenção sobretudo na qualidade das equipes envolvidas: invista em treinamento qualificado para que as necessidades do consumidor sejam solucionadas, proporcionando uma  experiência de compra positiva e sem frustrações.

2. Telefone

Assim como o ponto de venda, o telefone é também um dos tipos mais antigos de atendimento. No entanto, ele continua muito útil.

Isso porque, mesmo com todos os tipos de canais de atendimento online, o telefone ainda é o meio preferido de 60% dos consumidores, segundo a pesquisa realizada pela Phone Track.

Nesse cenário, oferecer a possibilidade de atendimento telefônico ajuda a suprir a demanda de clientes que preferem esse meio de contato.

É importante ressaltar que para negócios de maior porte é indispensável procurar por estratégias que otimizem o atendimento, evitando que o cliente fique por muito tempo esperando o contato direto com algum representante.

3. E-mail

O atendimento via e-mail foi um dos precursores no ambiente digital. Hoje em dia, ele ainda pode ser extremamente útil quando aplicado de maneira correta.

Por exemplo: quando o assunto é pós-vendae nutrição de leads, esse tipo de atendimento é muito relevante, além de também poder ser usado para pesquisas de satisfação, feedbacks.

Um ponto indispensável nesse canal é pensar na personalização e no tom da comunicação. Não é porque o e-mail remete a algo mais formal que o contato com o cliente deve ser frio. Lembre-se que, independentemente do meio, a comunicação da sua empresa deve ser a mesma para oferecer uma boa experiência.

4. Redes Sociais

Em quantas redes sociais você está presente hoje? Nem é preciso falar que elas já fazem parte das nossas vidas e são indispensáveis para o meio corporativo, não é?

Por isso, é extremamente comum e até esperado que muitos clientes procurem os perfis oficiais das marcas para ter atendimento através destes canais.

Aqui, em especial, podemos destacar principalmente o WhatsApp, o Facebook e o Instagram como redes que impulsionam a relação do consumidor com a marca e podem ser benéficas para uma estratégia de atendimento.

Quando se trata de redes sociais a palavra-chave é só uma: rapidez! É preciso muita agilidade e competência para entregar um bom atendimento que acolha e fidelize o consumidor em potencial.

Mas, vale a pena lembrar: você não precisa estar presente em todas as redes e oferecer atendimento por meio de todas elas. Saiba onde o seu cliente está!

Esse processo demanda uma equipe muito qualificada e até numerosa, por isso, escolha bem quais canais farão parte da sua estratégia dentro das redes sociais.

5. Chat

O uso de chatbots em sites e redes sociais vem sendo cada vez mais usado como um canal de atendimento rápido.

Sua maior vantagem é a automação desse contato, uma espécie de robô que permite a interatividade em tempo real com o cliente. Assim, as respostas são programadas e isso funciona muito bem para conduzir de forma mais eficiente o atendimento.

Por causa dessa característica, o chat permite que problemas e dúvidas menores sejam solucionadas de forma mais ágil, além de otimizar o trabalho da equipe, uma vez que o consumidor só é qualificado para o atendimento com o colaborador após passar pelos chatbots.

E-book O guia completo para gerenciar equipes de suporte

Invista na integração no atendimento ao cliente!

Agora que você sabe quais os principais tipos de atendimento que existem, chegou a hora de pensar na integração desses canais para oferecer uma experiência positiva para seus clientes.

Assim, além de otimizar o dia a dia da sua empresa, você garante o histórico de todas as interações do cliente e oferece um atendimento mais eficiente, ágil e resolutivo.

Não sabe como fazer isso? Então veja como em nosso artigo “Omnichannel: aprenda como integrar seus canais de comunicação”!

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress