SMS Marketing: como utilizar na sua estratégia

Você sabe como funciona o SMS Marketing? Já pensou em utilizar esse canal em sua empresa? 

Pare para pensar quantas horas por dia você fica com o celular em mãos. Certamente, você não é o único: cada vez mais, o smartphone se torna indispensável para a rotina da maioria das pessoas.

Exatamente por esse motivo, somado às diversas funcionalidades que oferece, é cada vez mais difícil encontrar alguém que não esteja conectado. 

Nesse cenário, as redes sociais são líderes quando o assunto é retenção de usuários. E, por essa razão, a maioria das marcas prefere investir nesses canais como a principal estratégia de comunicação. 

O que pode ser uma surpresa para muitas pessoas, no entanto, é que o SMS, atualmente ignorado por várias empresas, pode ser um canal estratégico, útil e muito versátil, possibilitando seu uso nas mais diversas ações de comunicação.  

Neste artigo você vai entender mais sobre marketing via SMS e como implementá-lo de maneira eficiente nas estratégias do seu negócio. Boa leitura!

Afinal, o que é SMS Marketing?

O SMS, sigla para Short Message Service, é um canal criado nos anos 90 para facilitar o envio de mensagens curtas de forma rápida pelo celular. 

Com o avanço da web e principalmente das redes sociais, a ferramenta acabou perdendo espaço para aplicativos, mas ainda hoje consegue ser muito eficiente para estratégias de marketing corporativo, principalmente pela sua excelente taxa de cobertura.

O SMS Marketing se baseia no uso das mensagens de texto para informar e divulgar determinados produtos e serviços para os clientes.

Assim, é possível realizar disparos simultâneos de diversas mensagens para apresentar ofertas e novidades da empresa. 

Claro, essa comunicação também pode ser realizada por outros meios. No entanto, o SMS possui suas vantagens. Entre as principais, podemos elencar a notificação (o que pode ser ocultado em aplicativos) e a possibilidade de manter contato com o cliente sem depender de uma conexão web.

Quais as vantagens de usar o SMS Marketing?

O SMS como ferramenta de marketing tem múltiplas vantagens. Entre elas, o fato de atingir muitas pessoas ao mesmo tempo, aumentando as chances de entrada da mensagem, é uma das mais benéficas.

Além disso, usar as mensagens de texto é uma das estratégias mais econômicas e de melhor taxa de abertura, já que a pessoa é notificada a cada novo recebimento.

O SMS pode, também, auxiliar no direcionamento das pessoas para outros canais da marca. Isso é muito útil para manter o relacionamento com o cliente em vários meios diferentes. 

Ferramenta de Help Desk e Atendimento integrado com WhatsApp

Abaixo, veja outras vantagens de investir nessa estratégia: 

Eficiência na entrega

Como já mencionamos, o SMS tem uma taxa de abertura muito grande, e esse valor pode chegar a 98%. 

Isso acontece porque é alto o número de pessoas com telefones móveis, ou seja, aptas para receberem as mensagens.

Também é importante lembrar outro fator que conta muito a favor do canal: a velocidade com que o conteúdo chega ao destinatário, que só leva cerca de 90 segundos. 

Essas informações nos mostram o potencial de impacto que o serviço pode oferecer para uma estratégia eficiente.

Alta probabilidade de conversão e vendas

Como consequência da boa taxa de entrega, as chances de conversão e vendas com o SMS são muito maiores

Por isso, o canal é muito usado para ações que oferecem, por exemplo, descontos ou condições especiais para determinados produtos e serviços. 

Facilidade para usar o serviço de mensagens

Outro ponto interessante do marketing por SMS é a sua praticidade. 

Na hora de ativá-lo não é preciso fazer isso diretamente a partir de um outro celular. Os envios são feitos com uma plataforma de SMS marketing específica e de manuseio simples. 

Isso significa que esses envios podem ser feitos em grande quantidade de forma automatizada e até mesmo personalizada

Como usar o SMS Marketing na sua empresa?

É fundamental ter um conhecimento adequado sobre o canal para conseguir definir as melhores maneiras de implementá-lo no seu negócio e gerar bons resultados. A seguir, veja nossas principais dicas.

Tenha o seu público alvo bem definido

O passo mais básico dessa implementação é conhecer para quem a campanha está sendo feita. 

Conhecer a persona do seu negócio é essencial porque é a partir dessa informação que você irá definir uma abordagem para aquele grupo em específico que a marca quer atingir.

Saiba deixar a comunicação o mais objetiva possível

Lembre-se que o SMS, assim como o Twitter anos atrás, conta com, no máximo, 140 caracteres

Manter uma comunicação objetiva é necessária para aumentar ainda mais as chances de conversão e até mesmo fidelidade a longo prazo. 

Com pouco espaço para trabalhar a mensagem, é indispensável investir em um bom copy para criar uma mensagem atrativa e que chame atenção dos clientes. 

Registre sua empresa como remetente na mensagem

Antes de fazer os disparos das mensagens de SMS, observe se o nome da sua empresa consta no espaço de quem enviou os torpedos. 

Isso faz com que a ação tenha mais credibilidade, além de aproximar mais a empresa do público alvo. Experimente inserir o nome da sua marca também no conteúdo da mensagem para reforçar sua imagem na cabeça do leitor.

E-book o Guia completo do Pós-Vendas

É preciso ter no conteúdo algo que direcione as pessoas para o canal desejado pela empresa. No caso do SMS Marketing, insira links para que o público clique e seja levado para o próximo passo desejado. 

Acompanhe seus resultados das ações

Não adianta realizar a campanha e não monitorar os índices obtidos com ela. Analisar  o retorno é essencial até mesmo para servir como base para outras ideias de estratégias que utilizam o SMS. 

Além de tudo isso, experimente implementar diferentes estratégias para impactar seu cliente! É possível usar o SMS Marketing para divulgar ofertas, exibir cupons, apresentar lançamentos, convidar para eventos do negócio, realizar pesquisa de satisfação do cliente e muito mais! 

As oportunidades são infinitas, o que só comprova que o SMS Marketing pode ser um tesouro para a comunicação de uma empresa, atuando em todas as etapas de vendas (desde a prospecção até o importante pós venda).

Essa última fase da jornada do cliente, em específico, é fundamental para estabelecer o relacionamento e trabalhar a fidelização do consumidor. 

Não sabe como fazer? Então, leia o artigo “Pós-vendas: o que é e como utilizá-lo para fidelizar clientes e saiba como aumentar a retenção de clientes em sua empresa. 

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress