Qual a diferença entre help desk e service desk?

Você sabe a diferença entre os serviços de help desk e service desk? Se a resposta for negativa, não se preocupe! Essa é uma dúvida muito comum nas empresas e pretendemos esclarecê-la neste post. Vamos lá?

Diferenças e semelhanças entre help desk e service desk

Ambos os serviços de help desk e service desk tem o objetivo de atender de forma eficiente e segura os usuários que utilizam Tecnologia da Informação (TI) em suas rotinas de trabalho. Em outras palavras, usuários que dependem da TI para o desempenho de suas tarefas. A diferença entre eles reside no grau de complexidade de cada um, ou seja, o grau de dificuldade de cada atendimento técnico.

O que é o Help desk

O help desk, basicamente, é um atendimento aos usuários com o objetivo de solucionar problemas cotidianos, da empresa, relacionados à informática. Esse atendimento pode tanto ser prestado por uma equipe própria da empresa como ser terceirizado, ocorrendo através do telefone, e-mail e atendimento remoto. Além disso, este atendimento é caracterizado como de nível simples, ou seja, requer fáceis soluções.

O que é o Service Desk?

O service desk, por sua vez, é um serviço utilizado para resolver problemas mais complexos e implementações para melhorias do ambiente de TI da empresa. Sendo assim, é um atendimento que exige um maior grau de tempo e conhecimento. Por este motivo, além de ocorrer através de telefone e e-mail, também pode ser realizado de maneira presencial, se necessário.

Outro ponto importante a ser destacado é que o service desk não é acionado apenas para emergências. Conhecendo os conceitos, as diferenças e semelhanças, você saberia exemplificar cada um deles? Não se preocupe, faremos isso em seguida! Observe:

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Atendimentos Help Desk e Service Desk

  • Serviço de help desk

Usuários com dificuldades em suas rotinas envolvendo recursos de TI, como em sistemas operacionais, aplicativos, impressoras, e-mail, problemas para abrir pastas, arquivos ou qualquer outro documento. Em resumo, tudo o que está diretamente ligado ao desempenho de seu trabalho.

  • Serviço de service desk

Este item refere-se às falhas de sistemas e problemas repentinos, como paradas em servidores, dificuldades com gerenciadores de e-mail, falhas de segurança, gerenciamento de permissões etc. Em outras palavras, este serviço diretamente ligado ao mapeamento do ambiente de TI como um todo, para tornar mais fácil a análise e diagnóstico e, principalmente, agir de maneira preventiva e evitar futuros problemas.

Como você pôde perceber, help desk e service desk são atendimentos técnicos em prol do usuário. O primeiro está voltado a questões mais simples e rotineiras e o segundo refere-se ao ambiente de TI como um todo, permitindo uma gestão eficiente da TI de uma empresa. É importante destacar, portanto, que ambos são fundamentais para a otimização dos recursos de TI e para o desempenho de seus usuários.

Compartilhe dúvidas ou sugestões nos comentários e continue acompanhando o blog do Desk Manager para mais novidades e dicas!

CTA-DM-2-6

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress