Oque é ITIL: aprenda tudo o que você precisa saber sobre o assunto

O termo ITIL tem sido muito utilizado entre pessoas que trabalham na área de TI e também por gestores. Mas você sabe, na prática, o que é ITIL?

Apesar do uso amplo do termo, ainda é comum observarmos profissionais que não compreendem o seu significado.

Hoje em dia, é difícil encontrarmos algum blog, publicação ou conferência de tecnologia da informação que não fale sobre ITIL.

Por esse motivo, é essencial que você saiba o que é ITIL. Mas se você ainda não tem esse conhecimento, não se preocupe.

Continue a leitura do nosso artigo e, ao final, você saberá não apenas o que é ITIL, mas também como implementá-lo e obter a certificação.

O que é ITIL?

ITIL é uma sigla que corresponde a expressão em inglês “Information Technology Infrastructure Library”. Em português, sua tradução é a seguinte: Biblioteca de Infraestrutura de Tecnologia da Informação.

De maneira direta, o ITIL é um conjunto de boas práticas para a área de TI, uma biblioteca que funciona como direcionamento para a gestão de serviços de tecnologia da informação.

Essas práticas são tidas como o padrão para o gerenciamento de projetos e atividades em uma equipe de analistas de suporte, por exemplo.

A ITIL surgiu a partir de um projeto da Grã-Bretanha durante os anos 80 cujo objetivo consistia em padronizar e arquivar as melhores práticas relativas aos processos de gestão em TI.

O objetivo, então, era proporcionar um vasto subsídio com modelos e exemplos de cases que obtiveram sucesso em seus processos gerenciais.

Sendo assim, inicialmente, o projeto visava apenas documentar processos e se transformou em algo valioso para empresas de TI ou para aquelas que possuem uma equipe de TI.

Você compreendeu o que é ITIL? Se esse conceito ainda está um pouco obscuro para você, não se preocupe.

Ao continuar a leitura do nosso artigo, você irá entender ainda melhor o que é ITIL e quais as suas implicações para uma empresa de TI.

DMS - Aplicativo CMDB: Seguindo as boas práticas do ITIL

Sobre a implementação do ITIL na sua empresa

Tendo o conhecimento a respeito do que é ITIL, você pode começar a pensar sobre a implementação dessas práticas na sua empresa.

Sabemos, então, que a ITIL irá descrever boas práticas que são importantes para o cotidiano de uma equipe de TI.

Essas práticas são validadas e possuem alta credibilidade em diversas organizações ao redor do mundo.

Nesse sentido, é importante destacarmos alguns dos benefícios que podem ser vivenciados a partir da implementação da ITIL. Os principais deles estão listados a seguir:

  • Os processos são otimizados;
  • A produtividade da equipe aumenta;
  • Os processos são desenvolvidos de maneira mais precisa;
  • O número de incidentes e erros é reduzido;
  • Há uso de uma nomenclatura comum, o que facilita a comunicação entre membros da equipe de suporte;
  • A troca de informações é facilitada;
  • Melhorias podem ser aplicadas mais facilmente;
  • Há redução nos custos dos processos internos;
  • Os níveis de serviço são elevados.

Os benefícios que listamos acima podem se desdobrar em outras vantagens. Logo, para que tais benefícios e vantagens sejam aproveitados ao máximo, é necessário estar preparado para lidar com adaptações.

Se a sua empresa não está acostumada a utilizar as práticas descritas pela ITIL, é importante começar a disseminar o conhecimento dessas práticas.

Para isso, não deixe de reunir a sua equipe e promover treinamentos para que os colaboradores se adaptem às práticas.

Ainda, quando comentamos sobre a implementação da ITIL, é importante saber que existe uma preocupação com melhoria contínua.

Sendo assim, podemos destacar as atualizações pelas quais a ITIL já passou. Em 2007 foi realizada a segunda maior atualização das práticas.

Nesta atualização, foram consideradas as novidades de trabalho do setor de TI: novos modelos como outsourcing, cloud, serviços compartilhados e virtualização.

Essa modernização foi conhecida como ITIL V3 , enquanto a atualização feita em 2011 teve o nome de ITIL V3 2011.

Sabemos que a ITIL é uma biblioteca de TI que conta com um acervo significativo para a gestão de tecnologia da informação.

Entretanto, precisamos destacar que, juntamente com a tecnologia, o conceito de o que é ITIL também passou por mudanças.

A atualização mais recente é o ITIL V4, que é focada nos serviços e conta com uma base mais flexível para que as empresas considerem suas especificidades ao passarem pela transformação digital.

Novas atualizações devem ser feitas sempre que for necessário e esse é um dos fatores que favorecem a credibilidade do ITIL como parâmetro confiável a ser seguido pelas empresas.

Dessa forma, hoje, a ITIL é conhecida não somente como um conjunto de boas práticas, mas também como uma importante certificação para a área de TI. Você sabia?

Ainda neste artigo falaremos um pouco mais sobre a certificação ITIL, um tema que é muito discutido entre profissionais de TI.

Antes disso, porém, abordaremos a relação entre ITIL, ITSM e ESM. Assim, você entenderá melhor como contar com a certificação ITIL pode favorecer o seu negócio. 

Aplicativo CMDB

ITIL, ITSM e ESM

Podemos definir o ITIL como a biblioteca de práticas direcionadas que viabiliza a aplicação da lógica ITSM nas empresas.

O ITSM (IT Service Management) corresponde à implementação de um gerenciamento de serviços de TI, partindo do entendimento de que o setor de TI funciona como um prestador de serviços.

Essa prestação de serviços pode ocorrer tanto interna quanto externamente, dependendo da atuação da empresa.

O importante, nesse contexto, é compreender que a área de TI não pode ser posicionada como mais um setor dentro da empresa, que desenvolve suas atividades isoladamente.

Como a presença da tecnologia perpassa todos os setores e sem ela a empresa simplesmente não consegue colocar seus processos em prática, o gerenciamento de TI precisa ser integrado.

São diversos os setores da empresa que solicitam diariamente intervenções da área de TI. Daí a sua abordagem como prestadora de serviços.

Nesse sentido, o foco do ITSM é estabelecer diretrizes adequadas para que os serviços de TI sejam prestados de forma célere, eficiente e otimizada.

Por isso, o ITIL, como biblioteca de boas práticas detalhada e atualizada, é o recurso mais utilizado por empresas que querem implementar o ITSM de forma eficaz.

Se sua empresa já utiliza os princípios do ITSM, é hora de obter a certificação ITIL para garantir um bom gerenciamento.

Mas o que o conceito de ESM tem a ver com tudo isso? Na verdade, o ITIL também funciona como um conjunto de diretrizes para o Enterprise Service Management.

A perspectiva ESM, que corresponde ao gerenciamento de serviços corporativos, é ideal para quem já usufrui dos benefícios do ITSM e do ITIL.

O ESM surgiu quando alguns gestores começaram a notar que o setor de TI não é o único que funciona como prestador de serviços dentro de uma empresa.

Essa mesma lógica, pode funcionar para diversos outros setores, como o de marketing, o de atendimento ao cliente e o de recursos humanos.

Então, alguns princípios e diretrizes do ITSM começaram a passar por adaptações para serem aplicados em outros setores.

Hoje, podemos dizer que o ESM corresponde a um modelo de negócios voltado para os serviços. Ou seja, as diferentes atividades da empresa são estruturadas e organizadas com base na prestação de serviços desenvolvida pelos diversos setores.

Assim, as empresas que já implementaram o ITSM, podem dar mais um passo e desfrutar dos benefícios do ESM seguindo as boas práticas do ITIL.

Por isso a certificação ITIL é tão importante e pode ser encarada como uma capacitação relevante para os seus colaboradores. 

A certificação ITIL

A certificação ITIL não é feita para empresas, mas sim para os profissionais de TI que possuem interesse em se capacitarem com as melhores práticas para desempenharem suas funções cada vez melhor.

Podemos afirmar que a certificação ITIL não é apenas uma prova, mas sim um processo de capacitação com diferentes níveis.

Uma das mudanças mais significativas que ocorreram do ITIL v3 para o ITIL v4 foi a simplificação do processo de certificação, que tinha 12 módulos e agora tem sete.

O primeiro nível a ser cumprido para a obtenção da certificação é a realização da prova da ITIL Foundation

Em seguida, é possível escolher entre dois caminhos: o Managing Professional ou o Strategic Leader.

O primeiro deles está ligado à otimização das técnicas e práticas de gestão, incluindo a gestão de serviços de TI, de equipes, de projetos, de stakeholders e de tecnologias.

Assim, além da etapa do ITIL Foundation, é preciso passar por outros quatro módulos: ITIL Specialist: Create, Deliver and Support, ITIL Specialist: Drive Stakeholder Value, ITIL Specialist: High Velocity IT e ITIL Strategist: Direct, Plan & Improve.

Já o segundo caminho da certificação vai além das operações de TI e abrange outros tipos de serviços, sendo ideal para profissionais que compõem equipes ESM.

Essa certificação é ótima se o seu objetivo é alinhar a TI e os serviços em geral com a sua estratégia de negócios. 

Além do ITIL Foundation, ela é composta por outros dois módulos: ITIL Strategist: Direct Plan & Improve e ITIL Leader: Digital & IT Strategy.

O profissional também pode optar por concluir as duas opções de certificação, tornando-se qualificado para receber a certificação ITIL Master.

Alguns profissionais acreditam que podem se preparar para concluir a certificação sozinhos. Entretanto, existem diversos cursos preparatórios a preços acessíveis que são de grande ajuda.

Existem algumas instituições que são certificadas e que podem, assim, aplicar as provas do programa de capacitação da certificação ITIL. Algumas delas são: Prometric, Exin e PeopleCert.

Dicas para a certificação ITIL

A certificação ITIL é muito importante para o profissional de TI. Em algumas empresas, é comum a certificação ser um pré-requisito para a contratação.

Por esse motivo, sendo você um gestor ou um profissional de TI, recomendamos que você busque saber tudo sobre o que é ITIL e se capacite ao máximo para estar pronto para realizar as provas e conseguir a certificação máxima.

Para que a certificação Master seja alcançada é preciso dedicação e conhecimento. Não deixe de buscá-los durante o programa de certificação ITIL.

Para a realização da prova, recomendamos que você se baseie na teoria e não na experiência que você possui. 

Infelizmente, pode haver discrepâncias entre a teoria e a experiência e, nesse caso, a teoria será de maior valia.

Busque, ainda, estudar todos os dias e não demore muito para marcar o dia da sua prova de ITIL Foundation. Faça a marcação assim que terminar o seu período de preparação.

No momento da prova, tenha tranquilidade e confiança em toda a literatura que foi estudada.

Depois de obter a certificação ITIL, mantenha-se atualizado e comece a pensar em outras certificações que são importantes para a área de TI, como o COBIT, assunto sobre o qual você pode se inteirar clicando aqui.Se você entendeu o que é ITIL e a sua meta no momento é recorrer a esse conjunto de boas práticas para implementar o ESM, conte com a Desk Manager. Nossa plataforma tem diversas funcionalidades que vão otimizar o seu gerenciamento de serviços corporativos.

Software de atendimento ao cliente com gerenciamento de ativos

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress