O que é Data Science e como utilizar a favor da sua empresa

Uma suíte completa para a gestão da sua empresa

O data science ou ciência de dados é uma estratégia diretamente ligada ao aprimoramento dos processos organizacionais

Seja qual for o segmento de negócios e o porte da sua empresa, ela pode ser beneficiada pelo data science, já que os dados são  importantes ativos organizacionais, e o mercado torna-se a cada dia mais competitivo. 

Se o que você busca é crescimento e estabilidade para o seu negócio, vale a pena utilizar este recurso para tomar decisões melhor fundamentadas. 

Certamente sua empresa lida diariamente com uma quantidade significativa de dados que podem ser muito complexos e, para compreendê-los devidamente, você precisa da estratégia certa. 

O data science reúne um conjunto de metodologias que auxiliam neste objetivo e é a ele que vamos dedicar os próximos tópicos. 

Continue a leitura para entender o que é data science, qual é sua importância no contexto organizacional e como o Desk Manager pode te ajudar a aplicá-lo. 

O que é data science?

Help Desk Para o Seu Atendimento

O data science corresponde à união de diversos segmentos de ações que têm a finalidade de transformar um grande banco de dados em informações úteis.

Ele é especialmente importante no contexto organizacional por conta do aumento constante da competitividade. 

Podemos, assim, definir o conceito como uma metodologia de orientação dos dados que os torna relevantes podendo ser aplicados em favor do negócio. 

A expressão “data science” pode ser traduzida como ciência de dados e é vista como uma maneira de promover o uso inteligente dos dados em benefício das empresas. 

Ele reúne várias funções e estratégias inerentes aos processos organizacionais e conta com várias aplicabilidades, servindo para diferentes propósitos. 

Você pode utilizar o data science, por exemplo, para conhecer melhor seus clientes e aprimorar suas estratégias de comunicação, atendimento, marketing e vendas. 

Ou seja, o data science é uma estratégia multidisciplinar que transforma dados em preciosos e promissores conhecimentos que fundamentam decisões assertivas.  

Essa estratégia possibilita que todas as decisões do seu negócio sejam tomadas com base em informações verdadeiramente relevantes, tornando sua empresa mais inovadora e competitiva. 

Assim, é possível criar diferenciais competitivos a partir da antecipação de demandas do mercado. 

Se os dados de que você dispõe podem gerar bons resultados, não faz sentido simplesmente armazená-los sem compreendê-los. 

Por isso é importante contar com um método para que eles alcancem todo o seu potencial: o data science

Sem uma metodologia adequada aos seus objetivos, você pode se perder em meio à complexidade das informações e desenvolver interpretações equivocadas. 

Mas com o data science você evita esta situação e otimiza o seu tempo, além de potencializar o crescimento do seu negócio.

No próximo tópico, você vai entender melhor a importância do data science no contexto organizacional. 

A importância do data science no contexto organizacional 

Para compreender a relevância que o data science representa para uma empresa, vamos enumerar alguns dos principais benefícios de sua aplicação. 

  • Antecipação de demandas: o data science pode ser aplicado para reconhecer padrões e prever demandas da sua empresa e dos seus clientes. Dessa forma, você se prepara para atender determinadas necessidades antes mesmo que elas surjam; 
  • Melhoria do relacionamento com os clientes: é claro que a satisfação dos clientes é um dos seus objetivos, pois ela gera credibilidade e desenvolvimento financeiro. Como grande parte dos dados com que sua empresa lida devem ser referentes aos seus clientes, você pode aplicar o data science para conhecê-los melhor, de modo a satisfazer suas necessidades a partir, por exemplo, da identificação de padrões comportamentais. Você pode aprimorar suas soluções ou até criar produtos e serviços novos, além de melhorar as suas estratégias de atendimento e suporte
  • Criação de soluções inovadoras: com um conhecimento aprofundado das preferências dos clientes, você pode investir em produtos ou serviços mais personalizados para atender aos consumidores mais exigentes;
  • Melhoria da experiência do cliente: este benefício é uma consequência do anterior. Ao encontrar a solução perfeita para uma demanda, os clientes tendem a classificar sua experiência de forma positiva;
  • Criação de diferenciais competitivos: a personalização e a antecipação de demandas proporcionadas pela aplicação da estratégia do data science colocam você à frente da concorrência; 
  • Insights para a sua gestão: com a compreensão dos seus dados internos e externos, você consegue direcionar melhor seus recursos e investimentos; 
  • Aprimoramento constante: novos dados são gerados a cada dia e ao aplicar o data science você mantém seu negócio sempre atualizado conforme o que apontam os dados mais recentes; 
  • Melhoria da sua estratégia de marketing: com a identificação de padrões comportamentais do seu público-alvo, você pode direcionar as informações abordadas em suas campanhas e potencializar suas açõe de marketing, gerando mais atenção e engajamento; 
  • Melhoria dos seus resultados financeiros: aplicando o data science à sua gestão financeira, você consegue reduzir custos e evitar os desperdícios. 

Como o Desk Manager pode ajudar?

Você já sabe que o Desk Manager é uma uma plataforma de Help Desk e Service Desk que controla e organiza chamados e otimiza a gestão de atendimentos

Justamente por centralizar uma infinidade de informações referentes ao seu atendimento e ao seu suporte, a plataforma pode ser empregada para colocar em prática a metodologia do data science. 

O Desk Manager é um software de atendimento omnichannel com funcionalidades integradas para gestão completa e centralizada no cliente. 

Isso significa que uma única plataforma engloba o suporte online, a abertura de chamados, o gerenciamento de projetos, o atendimento a diferentes demandas e muito mais.

A coleta de informações e a implementação do recurso podem ser feitas de acordo com as necessidades e especificidades do seu negócio. 

Além disso, o Desk Manager conta com as melhores integrações do mercado nos mais diversos segmentos, incluindo ferramentas de business intelligence (BI).

O BI diz respeito à coleta, organização, análise e monitoramento de dados, tornando possível o cruzamento de informações ligadas a todos os relatórios gerados no Desk Manager. 

Isso significa que as integrações do Desk Manager possibilitam a implementação do data science a partir de alguns cliques, tornando o processo muito mais organizado e rápido.

Além das ferramentas de BI com as quais o Desk Manager possui integrações, você pode utilizar as próprias dashboards internas da plataforma para aplicar a ciência de dados.

Considerando a infinidade de informações centralizadas, é possível promover análises dos relatórios e chegar a insights promissores.

Que tal utilizar recursos como o Analytics Desk para facilitar a decodificação das informações na implementação da ciência de dados? Solicite um teste gratuito da plataforma e comece a verificar os benefícios do data science na prática. 

Gamificação para Atendimento

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress