Metodologia OKR: o que é, benefícios e exemplos

Se sua empresa não sabe como definir metas, engajar os colaboradores para alcançar os objetivos e, principalmente, mensurá-los, chegou a hora de conhecer a metodologia OKR para mudar esse cenário.

O planejamento é o ponto de partida para o crescimento de qualquer empresa. Afinal, todos sabem que programar e planejar ações e estratégias são indispensáveis para ter sucesso no meio corporativo. 

Infelizmente, é um fato que muitos negócios não se preocupam o quanto deveriam com esses aspectos, muitas vezes ainda baseando todo o direcionamento da empresa apenas na busca de lucro e receita. 

Essa visão, no entanto, impede que o maior objetivo de qualquer negócio se concretize: o crescimento da organização

Afinal, só é possível chegar a novas e mais altas posições quando há metas claras e mensuráveis, além de um planejamento que visa sua expansão.

É pensando nisso que a metodologia OKR vem cada vez mais sendo inserida em diversas empresas, uma vez que ela permite a criação de uma gestão mais eficiente baseada em metas e objetivos reais de curto prazo

A seguir, veja o que é essa metodologia, quais seus principais benefícios e como implementá-la em seu negócio.

O que é metodologia OKR?

OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results, o que no português significa “objetivos e resultados chave”. 

A metodologia busca proporcionar uma melhor gestão para definir metas e desenvolver alinhamentos da empresa, tudo isso a partir de resultados viáveis.

Criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, a metodologia ficou mesmo conhecida quando foi implementada pelo Google a partir de 1999. 

O OKR pode ser utilizado por diversos negócios independentemente do seu porte.

A principal diferença entre essa metodologia e os métodos tradicionais de gestão é sua versatilidade, além de os OKRs serem, em geral, definidos, avaliados e reavaliados muitas vezes em um período trimestral. 

Quais os benefícios da metodologia OKR?

Agora que você sabe o que é o OKR, deve estar se perguntando quais os principais benefícios do uso da metodologia em sua empresa, certo? 

A seguir,  confira a nossa lista com as maiores vantagens dessa metodologia.

Aplicativo Gamificação

Maior foco e disciplina nas equipes

Quando as metas são melhor planejadas e distribuídas, consequentemente existe uma redução em termos de números, mas um aumento no foco e esforço das equipes diante de um melhor planejamento da empresa. 

Otimização do tempo para definição de metas

Como a metodologia OKR é muito prática, outra vantagem é a economia de tempo na hora de definir metas e traçar os próximos objetivos da empresa. 

Facilidade em lidar com imprevistos

A partir da definição de metas com prazos mais curtos é possível também realizar ajustes e adaptações mais rápidas quando necessário. 

Mais liberdade e autonomia para o colaborador

O uso de OKRs trabalha também com o senso de autonomia e responsabilidade por parte das equipes. Afinal, cada um se torna responsável por seus próprios objetivos no setor a partir de critérios que são transparentes e claros para toda a organização.

Definição de metas mais escaláveis

Com a cultura de criação de objetivos mais flexíveis é possível também se ter definições de metas mais desafiadoras e de alto retorno para o negócio.

Mas, afinal, como funciona a metodologia OKR?

O próprio nome do método é bem objetivo ao explicá-lo, basicamente: criar objetivos (objectives) que possam ser mensurados (key results).  

Para que a metodologia tenha os resultados desejáveis, no entanto, é fundamental que sejam estabelecidas metas e objetivos claros, de curto prazo de duração. Por isso, geralmente a mensuração acontece com uma periodicidade trimestral. 

É importante deixar claro não apenas a meta que será alcançada, o objetivo, mas também de que forma se chegará a ela e como será medida

Nesse caso, o resultado chave é justamente de que forma esse objetivo será medido, criando assim uma meta real e não apenas um achismo sem pretensão. 

Os objetivos, portanto, são definições marcantes daquilo que sua empresa deseja realizar.  Eles precisam ser diretos, curtos e muito inspiradores. 

É fundamental que o objetivo seja capaz de envolver e motivar a equipe de colaboradores. 

Já os resultados chave (também muito conhecidos apenas como key results) são as métricas que possibilitam que você mensure o desenvolvimento destes objetivos previamente definidos. 

Para cada um deles, o ideal é que se estabeleça um grupo de três a cinco resultados mais centralizados. 

É imprescindível que os key results sejam quantitativos e mensuráveis, logo, pense também em números na hora de definir essas métricas!

Como implementar a metodologia OKR em 6 passos?

Apesar de muito simples e prática, é importante que, ao incorporar a metodologia OKR nas organizações, seja realizado um processo de estruturação fundamentado a partir de alguns passos principais. Confira quais são eles!

1. Trabalhe com objetivos específicos

Quanto mais direto e objetivo for a definição do que a empresa almeja alcançar, mais os colaboradores se sentirão alinhados e motivados para a realização dessas metas.

2. Crie metas ambiciosas, mas alcançáveis

Ainda no tópico de metas, é fundamental que elas sejam capazes de inspirar e despertar na equipe a vontade de alcançá-las. Na metodologia OKR a motivação é a engrenagem principal para melhores índices de desempenho

3. Determine prazos curtos

Um ponto importante dos OKRs é justamente a agilidade com que as metas são tratadas, ou seja, você deve trabalhar com o senso de urgência incentivando a rapidez na entrega.

4. Promova a transparência nas informações

Outro pilar da metodologia OKR é a transparência na definição de objetivos e metas, assim como no compartilhamento de resultados com a equipe. 

Uma vez que a técnica visa muito a motivação e desempenho dos colaboradores, é importante que eles estejam inteirados das informações.

Nova call to action

5. Mensure constantemente os resultados

Faça uso de dados regularmente, além de incluir a cultura de feedback na rotina das equipes. Esse tipo de atitude aumenta o engajamento dos colaboradores e permite avaliações com poucos intervalos.

6. Mantenha o foco

O esforço coletivo deve ser reconhecido, mas também é preciso levar em consideração que o que determina o sucesso são os resultados atingidos a partir das métricas estabelecidas. Por isso, ter foco nas metas é muito importante!

Quer conhecer outra importante ferramenta de gerenciamento corporativo? Então leia o artigo “Receita Previsível: entendendo o conceito e aplicando” e conte com mais essa estratégia para alavancar os resultados do seu negócio. 

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress