Lifelong learning: conceito e como utilizar na gestão do atendimento

Help Desk para Gestão de Atendimento

Você conhece o conceito de lifelong learning? Ele está relacionado à educação continuada e é muito útil para as empresas considerando a alta competitividade do mercado atualmente. 

Com clientes cada vez mais exigentes e bem-informados, as empresas precisam manter atualizados os conhecimentos de seus gestores e colaboradores.

O lifetime learning vai justamente ao encontro dessa demanda, já que tem a ver com as ideias de continuidade do aprendizado e de que nada está definitivamente pronto. 

O conceito ainda é pouco aplicado no Brasil, especialmente no contexto empresarial, mas já é bastante popular em outros países. 

Por ser uma promissora forma de manter os colaboradores sempre a par das novidades e propensos às adaptações e ao desenvolvimento, a tendência é que o lifelong learning se faça cada vez mais presente nas culturas organizacionais

A expressão pode ser traduzida como “aprendizado contínuo” ou “aprendizagem ao longo da vida” e sua aplicação traz diversas vantagens, ajudando os negócios a alcançarem seus objetivos. 

Ele potencializa o aprimoramento constante das habilidades laborais e pessoais a partir da busca pela aprendizagem continuada ao longo da vida.

Neste artigo, você vai entender o que é lifelong learning e como ele pode ser útil na sua gestão do atendimento ao cliente.

Confira os próximos tópicos!

O que é lifelong learning?

Por ser considerado uma espécie de filosofia ou ideologia, o lifelong learning pode estar presente no cotidiano de muitas pessoas, mesmo que elas não conheçam o conceito. 

Seguir ou implementar o lifelong learning significa estar em constante aprendizado e estudo, ou seja, promover uma aprendizagem ao longo da vida.

Esse ideal da educação constante ainda é novo no Brasil, principalmente quando se pensa no contexto organizacional e na gestão do atendimento. 

Porém, muitas pessoas já levam o conceito a sério em suas vidas pessoais e a expectativa é de que ele ganhe força também no aspecto profissional.

Se ao ler sobre este assunto, logo vem à sua mente a ideia de cursos ligados à educação formal, é importante saber que a teoria lifelong learning não considera somente esse tipo de aprendizado. 

É claro que os estudos teóricos, os livros, as aulas e as palestras são muito importantes, mas não correspondem ao processo como um todo.

A educação informal também tem um papel muito importante, pois o lifelong learning reconhece que as pessoas têm um impulso natural para explorar, aprender e crescer. 

Por isso, a ideia é encorajar a promoção de melhorias na qualidade de vida e no senso de autoestima, valorizando objetivos e ideias inspiradoras. 

Ou seja, o lifelong learning tem como objetivos a realização e o desenvolvimento que podem ser tanto pessoais quanto profissionais. 

A principal ideia que resume esta teoria é a de que as pessoas são aprendizes naturais e têm objetivos e interesses que podem ou não estar relacionados aos estudos formais. 

A capacidade de aprender é inerente ao ser humano e é por isso que o conceito abordado aqui considera todos como lifelong learners. Interessante, não?

Para os adeptos desta filosofia, a educação deve ser contínua e os estudos permanentes, sem uma data para a finalização de uma formação. 

Ou seja, a missão de cumprir os anos escolares e encerrar os estudos na graduação ou na pós-graduação é totalmente contrária ao que defende o lifelong learning. 

Porém, é preciso compreender que a ideia não é desvalorizar ou desqualificar os estudos formais. Eles apenas não devem ser considerados como “o todo” que deve ser aprendido. 

O desenvolvimento nunca acaba e supera muito a conquista de um diploma, pois sempre é tempo de aprender algo novo ou aperfeiçoar as habilidades já adquiridas. 

Sendo assim, o lifelong learning não é contrário à educação formal. Ele é seu aliado, representando um estímulo aos estudos. 

Aplicativo Conhecimento

O lifelong learning na gestão do atendimento ao cliente

O conceito de lifelong learning, ao ser implementado em uma empresa, deve refletir o tipo de comportamento que os gestores buscam e incentivam em seus colaboradores. 

Para isso, a ideia precisa estar inserida na cultura organizacional de forma a reconhecer que a educação formal não é a única maneira de desenvolver talentos. 

Quando os colaboradores entendem que a empresa valoriza a aprendizagem ao longo da vida, eles se sentem ainda mais propensos a buscarem novos conhecimentos e habilidades.

Essa postura de curiosidade e vontade de aprender é especialmente importante quando se pensa na gestão do atendimento ao cliente.

As novidades são constantes neste setor da empresa. Novos canais e novas demandas dos clientes surgem a cada dia e sua equipe precisa estar preparada para lidar com todas as diversas variáveis. 

Assim, os treinamentos e aperfeiçoamentos precisam ocorrer periodicamente para acompanhar as mudanças do mercado e o lifelong learning reflete essa necessidade transformada em motivação. 

Até mesmo o mais qualificado e respeitado entre os profissionais de atendimento precisa se manter atualizado sobre as mudanças nos processos e procedimentos deste setor.

Neste contexto, colocar o lifelong learning como componente central do projeto de desenvolvimento do seu quadro de funcionários é uma estratégia promissora.  

Com o aprendizado constante, os colaboradores da área de atendimento tornam-se mais adaptáveis e flexíveis no que diz respeito às novas técnicas e aos novos canais.

Além disso, eles também acompanham o surgimento de novas demandas dos clientes e aperfeiçoam os procedimentos de modo a atendê-las da maneira mais eficaz. 

Dessa forma, a empresa consegue conquistar excelência no atendimento ao cliente e se manter competitiva no mercado. 

Podemos concluir, portanto, que o lifelong learning é muito positivo para todas as partes envolvidas: gestores, colaboradores e clientes.

Mas é importante deixar claro que este ideal também tem a ver com o interesse dos colaboradores.

Não se trata de impor treinamentos constantes para que eles se mantenham a par de possíveis mudanças.

É preciso, pelo contrário, captar as demandas e sugestões dos próprios colaboradores, pois são eles que estão em contato direto com os clientes e são eles também as melhores pessoas para informar quais conhecimentos estão defasados e quais as novidades precisam ser apreendidas. 

Para estimular esta mentalidade em sua equipe de atendimento, você pode, por exemplo, propor desafios e organizar mentorias para estimular a busca pelo conhecimento e por soluções inovadoras para as demandas apresentadas pelos clientes. 

Também é importante a realização de cursos e treinamentos sobre diversos assuntos, que incluam não apenas as habilidades técnicas, mas também o desenvolvimento pessoal.

Quando o assunto é atendimento ao cliente, o relacionamento interpessoal é um ponto importantíssimo a ser desenvolvido.

O cliente 4.0 quer ser bem atendido, ou seja, ele deseja um atendimento humanizado e isso passa pelas habilidades interpessoais dos profissionais de atendimento. 

Outros pontos fundamentais deste processo são o incentivo à iniciativa e à autonomia e a promoção de momentos de troca e feedback com a equipe. 

Se ao ler este conteúdo você está empolgado para investir na capacitação dos seus colaboradores, leia também nosso artigo sobre treinamento de atendimento ao cliente. Até a próxima!

E-book O guia completo para gerenciar equipes de suporte

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress