Liderança 4.0: quais as características e habilidades desse líder?

Uma suíte completa para a gestão da sua empresa

Ao longo do tempo, os processos internos, as demandas do consumidor, as tecnologias disponíveis e o comportamento social como um todo passam por mudanças. Então, é natural que haja alterações também no perfil das lideranças. É por isso que na atualidade a ideia de uma liderança 4.0 tem ganhado destaque.

Aliás, esse tipo de classificação também é adotada em outras áreas. Você já deve ter lido algo sobre marketing 4.0 ou logística 4.0. Em alguns casos, até o “5.0” é utilizado. Já abordamos aqui no blog, por exemplo, o SAC 5.0

O avanço de diversos conceitos relativos ao mercado consumidor é natural em razão da dinamicidade e da evolução dos canais de comunicação e das tecnologias em geral.

Sendo assim, essa classificação utilizando números é um recurso para a melhor compreensão dos diferentes momentos da realidade corporativa.

Normalmente, a transição de um momento para o outro se dá em função de uma mudança forte e marcante.

É isso o que ocorre com o surgimento da liderança 4.0. Você é capaz de deduzir quais são as habilidades e características essenciais de um líder 4.0?

É justamente sobre esse assunto que vamos falar ao longo dos próximos tópicos. Continue a leitura e saiba como a liderança 4.0 pode compor a realidade atual do seu negócio.

O que é liderança 4.0?

Como vimos, a existência da liderança 4.0 sinaliza, sobretudo, que as características e habilidades necessárias a um líder passam por mudanças ou evoluções ao longo do tempo.

Nesse contexto, podemos dizer que a liderança 4.0 refere-se a um conjunto de práticas que definem a maneira mais eficiente de gerenciar equipes e processos na atualidade.

A transformação digital e suas consequências sobre o comportamento do consumidor e as relações comerciais são os principais agentes motivadores do surgimento dessa nova categoria de líderes.

Cada uma das categorias anteriores também foi marcada por diferentes momentos históricos. Veja a seguir um resumo das demais classificações:

  • Liderança 1.0: teve a revolução industrial como momento histórico marcante e era focada em alcançar a máxima potência dentro do sistema produtivo;
  • Liderança 2.0: ligada ao momento histórico de crescimento das indústrias, está relacionada à melhoria do desempenho e da qualidade;
  • Liderança 3.0: está ligada à popularização da internet, tendo como foco a criação e o gerenciamento de negócios dispostos a utilizarem esta nova tecnologia.

A liderança 4.0 segue este mesmo caminho e surge com a consolidação do uso das novas tecnologias no âmbito das empresas.

Em outros termos, a liderança 4.0 traduz o acompanhamento pelas empresas das mudanças comportamentais e de pensamento, bem como das pautas de maior destaque na sociedade.

Entre as pautas atuais estão os cuidados com o meio ambiente e o estabelecimento de relacionamentos saudáveis no trabalho, sendo este último um requisito essencial para um líder da área de atendimento, por exemplo.

Vamos ver em seguida as características e habilidades mais essenciais deste novo tipo de líder.

Principais características da liderança 4.0

Help Desk Para o Seu Atendimento

Veja abaixo quais são as características essenciais para o estabelecimento de uma liderança 4.0.

Adaptabilidade

A adaptabilidade implica na compreensão de que já não é mais possível manter um padrão engessado de pensamento na gestão de equipes. 

As novas tecnologias promovem uma fluidez que precisa ser acompanhada pelas lideranças para que a empresa se mantenha alinhada às expectativas do consumidor.

Portanto, a liderança 4.0 deve ser capaz de elaborar e seguir novas linhas de raciocínio de acordo com o avanço tecnológico e a imersão das pessoas e empresas no mundo digital.

Inovação

Seguindo o mesmo raciocínio relacionado às novas tecnologias que citamos no tópico anterior, o líder 4.0 também precisa ser um entusiasta da inovação.

É por meio da inovação que as empresas conseguem se conectar com as novas pautas que surgem na sociedade e conquistar seu espaço no mercado.

O espírito inovador também tem a ver com a ideia de que sempre é possível melhorar e criar novas possibilidades, o que estimula a produtividade da equipe.

Cooperação

A liderança 4.0 não admite gestores que seguem um perfil padronizado de chefe, mantendo-se acima de sua equipe.

Pelo contrário, a própria ideia de líder como uma força direcionadora colaborativa, que traz insights e agrega às discussões, vem tomando o lugar na figura tradicional do chefe.

Esse líder comete erros e os assume, utilizando-os como aprendizado para as melhorias futuras, e acolhe as contribuições de cada colaborador.

Empatia

O acolhimento das opiniões, críticas e sugestões dos colaboradores é fundamental para o estabelecimento de uma liderança 4.0. 

Sendo assim, a empatia é um dos principais fatores de motivação das equipes, uma vez que ela está ligada à conexão do gestor com os demais colaboradores.

Coragem

Este requisito tem a ver com o posicionamento do líder que, consequentemente, impacta no direcionamento da equipe.

A identificação dos consumidores com determinada marca depende desse posicionamento, da coragem de defender ideias que não são compartilhadas por todos.

Já não há espaço para marcas que ficam em cima do muro tentando agradar a todos. O marketing após a transformação digital tornou-se mais direcionado e se baseia em nichos.

Então, a liderança 4.0 precisa identificar os valores fundamentais da marca e o perfil de seu público-alvo e ter a coragem de se posicionar defendendo-os.

Habilidades do líder 4.0

Além das características essenciais, a liderança 4.0 precisa desenvolver e colocar em prática cotidianamente algumas habilidades condizentes com o cenário atual.

Vamos falar sobre as principais delas em seguida.

Domínio das tecnologias

A transformação digital não implica em apenas uma grande mudança em relação à utilização da tecnologia.

É claro que a digitalização e automação dos processos organizacionais são uma realidade, mas novas tecnologias vêm sendo adotadas de tempos em tempos, e a liderança 4.0 precisa dominá-las para acompanhar adequadamente a produtividade das equipes.

Ou seja, o líder 4.0 deve ter uma alta capacidade de aprendizado e saber lidar com o mundo digital, as redes sociais e os softwares e hardwares incorporados ao cotidiano da empresa.

Conhecimento interdisciplinar

Na atualidade os cargos de gestão são ocupados por pessoas com formações variadas e intercambiáveis.

Isso significa que para desempenhar satisfatoriamente sua missão e lidar com seus pares, o líder 4.0 deve dispor de conhecimentos de várias áreas.

Quanto mais abrangente forem seus estudos, mais rica e adaptável será sua gestão e maiores serão suas perspectivas de negócios.

Comunicação interpessoal

Esta habilidade tem a ver com a cooperação e com a empatia, que promovem uma rotina saudável e amigável no relacionamento com os colaboradores.

A partir de uma comunicação interpessoal efetiva, é possível obter os melhores resultados quanto à eficiência da equipe e, consequentemente, uma maior satisfação dos clientes. Leia o artigo sobre comunicação efetiva para promover esta habilidade no desenvolvimento de uma liderança 4.0 nas rotinas do seu negócio. Até o próximo conteúdo.

Gamificação para Atendimento

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress