iPaaS: 5 coisas que você precisa saber

Diante das diversificadas demandas por integração de sistemas e automatização de processos e tarefas no contexto empresarial, as plataformas iPaaS vêm ganhando destaque como soluções que potencializam a produtividade e auxiliam na criação de diferenciais competitivos.

A sigla iPaaS significa Integration Platform as a Service ou Plataforma de Integração como Serviço e engloba soluções tecnológicas que viabilizam a integração entre os mais diversos tipos de sistemas, APIs e dados.

Isso torna os processos mais ágeis e focados a partir da automação de ações repetitivas e da acessibilidade aos dados de forma segura.

Se você está considerando a possibilidade de implementar esta solução nas rotinas da sua empresa, é hora de saber um pouco mais sobre ela.

Selecionamos cinco fatos sobre os quais todo gestor deve estar ciente antes de implementar o iPaaS.

Confira nos próximos tópicos!

O iPaaS é um recurso essencial no contexto da transformação digital

Certamente você está familiarizado com a ideia de que a maioria das empresas já passou por uma transformação digital.

No entanto, a simples inserção de soluções tecnológicas dispersas nas rotinas dos diferentes departamentos não atesta essa transformação.

Na verdade, grande parte das empresas ainda está lidando com esse desafio: é preciso se adequar à nova realidade digitalizada, tecnológica e inovadora, mas com frequência a ausência da integração impede que o negócio desfrute dos benefícios da implementação de soluções promissoras.

A transformação digital, em sua essência, viabiliza o surgimento de um novo modelo de negócios que, entre outros benefícios, proporciona a inovação, a redução de custos e a otimização das tarefas. 

Ou seja, a empresa passa realmente por uma transformação. Mas quando cada departamento utiliza uma ferramenta isolada em suas rotinas e o acesso aos dados é demorado e burocrático, a verdadeira transformação digital não acontece.

Isso significa que a ausência de uma ferramenta iPaaS pode estar associada às dificuldades de um negócio na promoção da transformação digital. 

Sem a devida integração, os diferentes setores não trabalham conjuntamente em prol de uma meta, os dados permanecem difusos e fragmentados e a tomada de decisões é pouco fundamentada.

Por isso, a necessidade de adotar uma perspectiva integrada dos setores e sistemas é intrínseca à transformação digital, o que torna as ferramentas iPaaS muito relevantes e necessárias.

A missão do iPaaS não é simplesmente conectar diferentes sistemas

É claro que o primeiro passo para compreender o propósito de uma plataforma iPaaS é analisar sua capacidade de estabelecer conexões entre diferentes tipos de plataformas e sistemas.

Esse é seu princípio fundamental, sua forma de atuar e promover melhorias nas rotinas empresariais. 

No entanto, a ideia de que a missão do iPaaS se resume a conectar sistemas é bastante limitadora, afinal, se cada um dos setores de uma empresa apresentasse um desempenho satisfatório atuando isoladamente, não haveria, a princípio, razão para integrar os diferentes sistemas.

Por isso é importante entender o iPaaS a partir de uma perspectiva mais ampla. Uma ferramenta dessa categoria realmente conta com conectores pré-desenvolvidos que proporcionam a comunicação entre diferentes sistemas.

Mas é preciso pensar nessa comunicação de um ponto de vista mais estratégico. Não é uma questão de integrar as tarefas das suas equipes porque a integração “está na moda”.

As tecnologias iPaaS criam um fluxo de comunicação direto, rápido e fluido, permitindo a construção de integrações, sejam elas simples ou complexas, sem a necessidade de codificação.

Isso significa que as integrações e os dados podem ser gerenciados em tempo real e você poderá acompanhar individualmente a eficiência de cada processo no momento mais conveniente, sem que haja inconsistências nos dados.

Portanto, não se trata apenas de integrar os sistemas e sim de aprimorar os processos e identificar oportunidades promissoras para os negócios.

O iPaaS acompanha a expansão de outras soluções cloud

Se você acredita que a computação em nuvem está evoluindo rapidamente, saiba que as soluções iPaaS seguem o mesmo ritmo no ambiente corporativo.

O conceito de integração entre sistemas não é tão novo quanto parece. Ele existe há várias décadas e começou a ser utilizado na área da tecnologia a partir do advento da arquitetura ESB e de ferramentas ETL.

No entanto, com a ascensão das plataformas iPaaS, a ideia de integrar dados e sistemas tornou-se mais presente nas rotinas organizacionais.

A abordagem do iPaaS impulsionou a inovação dentro dos recursos de integração disponíveis no mercado tornando-os mais rápidos, seguros e eficientes.

Com a evolução constante, atualmente as ferramentas iPaaS são capazes de acompanhar e atender às necessidades de perspectivas como o go-to-market, SaaS, cloud e multi-cloud. 

Ao mesmo tempo em que se integra de forma eficaz ao ambiente em nuvem, o iPaaS não deixa de lado os sistemas legados, o que é extremamente favorável para empresas em processo de migração.

Os benefícios do iPaaS não se restringem à área de TI

Por conta do estabelecimento de uma conexão eficiente entre diferentes sistemas tecnológicos, a implementação do iPaaS muitas vezes é associada a benefícios para a área de TI dentro de uma empresa.

No entanto, como a própria tecnologia, pensada em um sentido macro, há tempos não se restringe a apenas um setor, não poderia ser diferente com as plataformas iPaaS.

Como esse recurso torna os processos como um todo mais eficientes, os benefícios são visíveis nos mais diversos departamentos.

Se nos focarmos nos aspectos técnicos, obviamente, não haverá dúvidas sobre o quanto a área ou setor de tecnologia é beneficiado e tem suas rotinas otimizadas a partir da implementação de uma tecnologia iPaaS.

Entretanto, a motivação para a implementação do iPaaS não deve se restringir às questões técnicas. Ela deve ser planejada como estratégia de negócios.

Lembre-se de que o iPaaS possibilita o tráfego rápido e seguro dos dados entre os diferentes departamentos.

Isso significa que a produtividade vai melhorar e as tarefas serão executadas mais rapidamente, seja na área de recursos humanos, logística, marketing ou financeira.

Além disso, a própria gestão passa a ter acesso a uma visão holística dos dados em tempo real, o que melhora os resultados decorrentes das decisões gerenciais.

Esses resultados também estão atrelados à ascensão da perspectiva ESM, um modelo de negócios focado nos serviços que prioriza a integração de dados e equipes como estratégia de gestão eficiente e o aproveitamento da tecnologia na otimização de tarefas para o alcance dos objetivos organizacionais.

Sua utilização deve crescer nos próximos anos

Em países como Estados Unidos, Reino Unido e França muitas empresas já aderiram às plataformas de iPaaS em suas rotinas e essa tecnologia já é considerada consolidada.

Nesses locais, houve uma consonância entre o desenvolvimento, adoção e aprimoramento das soluções em nuvem como um todo e das plataformas iPaaS.

No Brasil e na América Latina, um movimento parecido está se desenvolvendo à medida que as empresas percebem os benefícios da migração para a nuvem.

É por isso que as buscas por informações sobre as funcionalidades das soluções iPaaS estão em alta e sua utilização deve crescer ao longo dos próximos anos.Agora que você está mais familiarizado com o iPaaS, o próximo passo é conferir na prática o que a integração de sistemas pode fazer pelo seu negócio. Acesse a página do Maestro, hub de integração da Desk Manager, e comece agora a aprimorar sua gestão de dados.

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress