O que é iPaaS (Integration Platform as a Service)?

Nova call to action

A sigla iPaaS significa Integration Platform as a Service e corresponde a uma plataforma de integração como serviço. Mas, na prática, o que é iPaaS?

Trata-se de uma tecnologia utilizada nas rotinas empresariais para conectar diferentes sistemas, aplicativos, dispositivos e dados de modo seguro, simples e ágil.

O principal resultado é o aumento do desempenho nas atividades organizacionais, uma meta importante para gestores de todas as áreas.

É por isso que o iPaaS corresponde a um segmento de mercado em ascensão dentro da área de tecnologia. 

Se a sua empresa enfrenta desafios relacionados à falta de integração e você procura soluções digitais que otimizem a sua operação, o primeiro passo a ser dado é entender a fundo o que é iPaaS. 

Ao longo deste artigo, vamos explicar melhor o conceito, sua relação com a perspectiva ESM e seus principais benefícios.

Continue a leitura!

iPaaS: o que é?

O iPaaS, ou plataforma de integração como serviço, é um tipo de plataforma baseado em nuvem, que conta com funcionalidades e ferramentas destinadas à integração de diferentes fontes de dados e sistemas.

Você pode utilizá-lo, por exemplo, para conectar o seu banco de dados a uma API externa ou o seu sistema de atendimento com a sua plataforma de e-commerce

O seu site também pode ser integrado a sistemas de gestão, estoque, logística, meios de pagamento e atendimento ao cliente

No setor financeiro, por exemplo, é muito simples utilizar o iPaaS para integrar sistemas de contabilidade, cobrança, conciliação bancária e faturamento, automatizando as rotinas e mantendo o controle sobre as movimentações, além da segurança.

Na área de recursos humanos, o iPaaS pode integrar os sistemas de recrutamento, treinamento, folha de pagamento, benefícios, avaliação de desempenho, entre outras possibilidades. 

Isso vai otimizar a gestão de pessoas, aumentar a produtividade dos colaboradores e manter o engajamento. 

São muitas as possibilidades de integrações e elas devem ser realizadas de acordo com as especificidades e demandas do seu negócio.

Para saber onde a integração é necessária, pense na base de dados e nos fluxos de informação necessários para que os seus processos continuem sendo executados.

O objetivo das ferramentas de iPaaS é melhorar a comunicação e o fluxo de dados entre as diferentes soluções que o negócio utiliza. Assim, você evita, por exemplo, a necessidade de contratação de serviços especializados para lidar com fluxos complexos e acúmulos de erros.

Quando conta com uma plataforma iPaaS, sua empresa cria fluxos de trabalho eficientes, sincronizados e automatizados entre seus sistemas, o que resulta na melhoria da qualidade dos seus processos.

Esse tipo de solução facilita a interoperabilidade, a transferência de dados entre sistemas, a integração de aplicativos baseados em nuvem e o monitoramento centralizado dessas integrações.

Os fluxos de integração podem ser rapidamente criados, possibilitando o compartilhamento seguro e imediato dos dados. 

Agora que você já sabe o que é iPaaS e conhece algumas de suas possíveis aplicações, vamos explicar o que esse tipo de tecnologia tem a ver com o Enterprise Service Management. 

E-book O guia completo para gerenciar equipes de atendimento

Relação entre iPaaS e ESM

O Enterprise Service Management, ou gerenciamento de serviços corporativos, é um modelo de negócios que pressupõe a integração entre os diferentes departamentos de uma empresa.

Isso porque ele corresponde a uma evolução do ITSM (gerenciamento de serviços de TI), que se baseia no entendimento de que o setor de tecnologia funciona como prestador de serviços para os demais setores da empresa e também para usuários externos.

Em uma perspectiva ESM, diversos departamentos da empresa, e não apenas o de TI, atuam, da mesma forma, como prestadores de serviços.

Nesse sentido, toda a lógica da operação é focada nos serviços e a empresa funciona de forma mais integrada

No entanto, para gestores que desejam implementar uma perspectiva ESM em seus negócios, mas não contam com as ferramentas adequadas, a integração empresarial é um verdadeiro desafio. 

Como o iPaaS possibilita um processo seguro e consistente de troca de dados a partir da integração entre diversas plataformas, ele é um poderoso aliado na implementação do ESM. 

Ou seja, na medida em que os fluxos de dados funcionam de forma automática entre os diferentes aplicativos utilizados em sua empresa, sejam eles locais ou em nuvem, é possível vislumbrar os benefícios da implementação do gerenciamento de serviços corporativos

Plataformas de ESM robustas como a Desk Manager contam com funcionalidades de iPaaS, justamente porque não é possível implementar o ESM sem passar pelas integrações. 

E o iPaaS é a espinha dorsal da integração moderna, pois oferece uma abordagem centrada na nuvem para a integração de dados e aplicativos. 

A integração de dados é capaz de unificar todos os dados dispersos em várias fontes, proporcionando uma visão unificada e em tempo real. 

Isso elimina os silos de informação e proporciona uma tomada de decisões mais informadas. 

Os conectores de aplicativos pré-construídos e personalizáveis facilitam a integração dos mais diversos tipos de soluções reduzindo o tempo e o esforço necessários para manter os fluxos de informações. 

Além disso, com a automação dos fluxos de trabalho, as tarefas repetitivas e manuais são concluídas de forma instantânea, aumentando a eficiência operacional e o engajamento dos colaboradores. 

A união das tecnologias iPaaS e ESM não apenas transforma a forma como as empresas operam, mas também cria uma base sólida para a inovação futura, garantindo um crescimento sustentável e bem-sucedido.

Benefícios do iPaaS

Depois de entender o que é iPaaS e conhecer sua relação próxima com a implementação do ESM, vamos falar sobre os principais benefícios desse tipo de tecnologia.

  • Melhoria da eficiência operacional: com a automação de processos e o processamento de dados em tempo real, as operações se tornam mais fluidas e otimizadas; 
  • Redução de erros: problemas decorrentes da incompatibilidade entre sistemas e da falta de atualização são drasticamente reduzidos, facilitando o monitoramento e a solução imediata de eventuais falhas;
  • Aprimoramento da experiência do usuário: as plataformas são intuitivas e as interfaces gráficas são de fácil compreensão, facilitando a rotina dos usuários; 
  • Flexibilidade e escalabilidade: o iPaaS segue um modelo self-service, em que é perfeitamente possível acompanhar o crescimento das necessidades de integração conforme as mudanças no seu ecossistema;
  • Conectividade aprimorada: a sincronização e atualização de dados nos diferentes aplicativos é automática, possibilitando o acesso à informação correta com apenas alguns cliques; 
  • Automatização: as soluções iPaaS facilitam a criação de fluxos de trabalho focados na simplificação e automatização dos processos;
  • Implementação rápida: as ferramentas iPaaS não necessitam de adaptações, basta assiná-las e começar a fazer as integrações.

Enfim, é notável a relevância do iPaaS para a melhoria dos processos de ESM, sobretudo se sua empresa já conta com um modelo de negócios focado nos serviços.

Se você deseja otimizar as suas operações aliando o ESM e o iPaaS, é hora de conhecer a Desk Manager

Nossa plataforma oferece diversas funcionalidades que vão facilitar as suas integrações e a gestão do seu negócio como um todo, além é claro das funcionalidades específicas de iPaaS.Agora que você já sabe o que é iPaaS e conhece seus benefícios, pode dar o próximo passo em benefício do seu negócio. Conheça as integrações da Desk Manager e se surpreenda.

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress