Você já ouviu falar sobre a indústria 5.0? Ela está totalmente ligada à chamada revolução 5.0, que provocou grandes mudanças no relacionamento entre empresas e clientes.
Se antes esse relacionamento era estabelecido de forma mais direta e básica, hoje a tecnologia torna viável uma ampla variedade de possibilidades para satisfazer o consumidor 5.0.
O comportamento do cliente mudou muito ao longo do tempo e ele se tornou muito melhor informado e mais exigente, gerando a necessidade de adaptação por parte das empresas.
A comodidade proporcionada pelo e-commerce tornou desnecessário o deslocamento até um local físico para a aquisição de um produto, tornando os clientes mais criteriosos devido ao fácil acesso à informação.
Por isso, as empresas hoje se empenham em acompanhar os hábitos comportamentais de um novo tipo de cliente, que vive imerso na tecnologia e a utiliza para mediar suas relações de consumo.
Nos próximos tópicos, você vai conferir o que é a revolução 5.0, quais são os diferentes perfis de consumidor e quem é o cliente 5.0 da atualidade.
Continue a leitura!
O que é revolução 5.0 e o que ela mudou na indústria?
A revolução 5.0 é uma realidade relativamente recente que diz respeito a um momento posterior à quarta revolução industrial.
Enquanto a quarta revolução mantinha o foco na produção, a revolução 5.0 se concentra nas novas formas de convívio do homem com os recursos tecnológicos.
Ela surgiu por volta de 2016 no Japão, juntamente com a ideia de uma sociedade 5.0, em que a máquina não é mais vista como inimiga do homem.
Nesse sentido, a atuação conjunta do homem com a tecnologia deve ser utilizada para melhorar o ecossistema social como um todo.
Os efeitos da quarta revolução ainda não acabaram, mas a indústria 5.0 já é uma realidade quando se considera a exploração eficaz da conectividade em favor dos consumidores.
É nesse contexto que surgem tecnologias como a inteligência artificial e a internet das coisas, que têm tudo a ver com a sociedade 5.0.
A tendência é que as máquinas inteligentes, a exemplo dos smartphones, estejam cada vez mais presentes no cotidiano das empresas e consumidores, atuando de forma ágil e eficiente.
Enfim, a indústria 5.0 vai possibilitar a união entre a eficiência da automação e as habilidades humanas relacionadas ao pensamento, análise e senso crítico.
Quais são os tipos de consumidor?
Quando falamos de indústria 5.0, revolução 5.0 e consumidor 5.0, há uma referência geral a um quinto momento das relações entre empresas e clientes.
Isso porque o perfil do consumidor passou por modificações e adaptações ao longo do tempo, de acordo com os diferentes contextos, até chegar ao perfil atual.
Essa evolução está ligada a diferentes fatores socioculturais, mas sobretudo à presença da tecnologia na rotina dos clientes.
Vamos relembrar como eram os diferentes perfis de consumidores antes do advento do cliente 5.0.
- Consumidor 1.0: o processo de compra era simplificado e direto. O relacionamento do cliente com a empresa se restringia ao espaço físico da loja, e o cliente adquiria um produto para resolver um problema, de forma prática;
- Consumidor 2.0: o cliente passou a ter mais opções e as empresas, mais concorrência. Tornaram-se necessários os esforços relativos à demonstração de diferenciais para a conquista de públicos que começaram a se segmentar;
- Consumidor 3.0: as novas tecnologias tornaram-se mais acessíveis e os clientes passaram a procurar por produtos e serviços na internet, passando a ter maior autonomia e tornando-se mais exigentes não apenas com a qualidade da aquisição, mas também com a eficiência do atendimento;
- Consumidor 4.0: com o empoderamento proporcionado pelo acesso à internet e à informação, o cliente passa a valorizar a comunicação e a sensação de pertencimento. Assim, o relacionamento com a empresa vai muito além da aquisição do produto ou serviço, e o atendimento passa a ser personalizado e humanizado.
No tópico seguinte, saberemos mais sobre o perfil do cliente ou consumidor 5.0.
Quem é o cliente 5.0?
Depois de todo este processo de mudanças, chegamos, na atualidade, ao perfil do cliente 5.0.
Muitos desses consumidores já nasceram em um mundo totalmente conectado e têm facilidade na utilização de novas tecnologias e plataformas de venda online.
Para os nativos digitais, a Internet deixou de ser apenas uma fonte de pesquisas para se tornar o principal meio de aquisição de produtos e serviços.
Assim, o cliente 5.0 não se baseia apenas na qualidade do produto ou serviço ao tomar sua decisão de compra.
Ele leva em conta todo o valor agregado da aquisição, considerando, por exemplo, o atendimento personalizado, a experiência positiva com a empresa e a identificação com os valores da marca.
Nesse sentido, podemos apontar o uso intensivo da internet e das tecnologias como uma das principais características do cliente 5.0.
Para ele, a alta disponibilidade é fundamental, já que não se restringe mais ao horário comercial e pode desenvolver toda a sua jornada de compra dentro do espaço virtual.
Por isso, as empresas precisam investir em plataformas omnichannel, agregando diferentes canais de atendimento de maneira integrada.
O consumidor 5.0 valoriza muito a experiência com a marca, que não se restringe ao momento da compra.
Essa experiência começa no momento em que ele toma conhecimento da existência da empresa e vai até os contatos pós-venda.
Ou seja, as empresas precisam investir em todas as etapas da jornada do consumidor para construir experiências positivas, e, assim, garantir a satisfação do cliente.
É importante lembrar também que o cliente 5.0 influencia e é influenciado, pois busca por informações detalhadas sobre o produto que o interessa e também emite sua opinião após a aquisição.
Ele compara as opiniões de amigos, mas também de pessoas desconhecidas para chegar a uma conclusão sobre a viabilidade da aquisição.
Nesse sentido, conta muito a opinião dos influenciadores digitais, que ganharam espaço no universo da indústria 5.0.
Por outro lado, o novo perfil de consumidor também faz questão de utilizar diferentes sites e redes sociais para avaliar o produto ou serviço que adquiriu.
É nesse sentido que o relacionamento com as marcas torna-se mais forte e estreito, criando uma predisposição à fidelização quando a experiência é positiva.
Por isso, o consumidor 5.0 tem grande potencial para tornar-se não só um defensor, mas também um promotor assíduo da marca, uma excelente oportunidade a ser explorada pelas empresas.
Para saber mais sobre o consumidor 5.0 e atendê-lo de forma satisfatória, leia também nosso artigo sobre SAC 5.0. Até o próximo conteúdo.