Dashboard para TI: um grande aliado para o seu time

Nova call to action

O dashboard para TI é uma ferramenta que possibilita a visualização de dados com uma visão consolidada e em tempo real sobre métricas e indicadores-chave relacionados às atividades e operações de uma equipe.

Ele funciona como um guia que auxilia as equipes de TI a orientarem suas ações de acordo com as indicações e tendências apontadas pelos dados.

Trata-se de uma interface gráfica que apresenta as informações mais essenciais de forma clara e concisa, possibilitando uma compreensão rápida do status e da saúde dos sistemas e serviços.

Ou seja, o dashboard potencializa a eficiência das rotinas tanto da equipe de TI quanto dos gestores ao mostrar uma espécie de fotografia dos dados em tempo real.

Este é o seu principal diferencial em relação aos relatórios, que também podem ser muito úteis nas rotinas empresariais, mas são emitidos em intervalos determinados de tempo e não contam com a dinamicidade do acompanhamento em vários momentos ao longo de um mesmo dia.

Se você ainda não utiliza o dashboard para TI como um aliado do seu negócio, é hora de entender melhor como ele pode beneficiar o trabalho da sua equipe.

Continue a leitura.

Quais são as informações exibidas em um dashboard para TI?

O dashboard para TI é personalizável e pode ser adaptado para atender às suas necessidades específicas, abrangendo uma ampla variedade de informações, começando pela disponibilidade e desempenho de determinado serviço.

Assim, você pode acompanhar as atividades dos seus servidores, redes, aplicativos, entre outras possibilidades, monitorando a saúde geral dos sistemas e identificando rapidamente eventuais problemas.

Também podem ser monitorados diferentes indicadores e métricas, relacionados tanto aos tíquetes quanto ao desempenho da equipe. 

Você pode ter um panorama constante, por exemplo, do quantitativo de tíquetes abertos, em andamento e resolvidos ao longo do dia, além do tempo de resposta, da carga de trabalho da equipe e dos diversos indicadores relacionados à produtividade.

Outros indicadores que podem ser priorizados no dashboard são os ligados à segurança da informação, requisito essencial nas atividades empresariais considerando o avanço do cibercrime.

Também é possível acompanhar os status de diferentes projetos, o cumprimento dos acordos de nível de serviço e diferentes aspectos relacionados às finanças do negócio. Você pode incluir, por exemplo, análises do ROI e dos custos operacionais de TI.

Os dashboards podem ser acessados por toda a equipe de TI, gerentes e outros stakeholders relevantes, permitindo uma visão compartilhada do desempenho e dos indicadores-chave em um único local. 

Com essas informações à disposição, a equipe de TI pode tomar decisões mais informadas, otimizar recursos, identificar áreas de melhoria e agir rapidamente para resolver problemas e garantir a excelência operacional dos serviços de TI.

Nova call to action

Quais são os benefícios de um dashboard para TI?

O dashboard para TI oferece diversos benefícios para as equipes e a empresa como um todo. Vemos em seguida quais são os principais benefícios.

  • Visibilidade em tempo real: sem dúvida esta é a vantagem que mais se destaca em razão da possibilidade de agir para solucionar problemas pontuais e momentâneos que não costumam ser perceptíveis nos relatórios emitidos segundo intervalos determinados de tempo. Com o dashboard você consegue saber como está o andamento da operação naquele exato momento;
  • Documentação de situações pontuais: o dashboard reflete o momento atual, mostrando determinadas situações que poderiam ser ignoradas em uma análise mais abrangente, mas podem ser muito relevantes em determinados contextos;
  • Acompanhamento dos SLAs: com o acompanhamento em tempo real dos indicadores relacionados aos SLAs, é possível, por exemplo, tomar decisões rápidas assim que algum deles começa a ser descumprido;
  • Identificação proativa de problemas e incidentes: com a visualização dos indicadores em tempo real, é possível identificar rapidamente anomalias, tendências e padrões que podem indicar problemas ou desvios de desempenho;
  • Melhoria da alocação de recursos e distribuição de tarefas: pode ser que em determinado período do dia, um componente da sua equipe esteja ficando sobrecarregado, o que não é visível na análise de sua jornada como um todo. O dashboard permite a compreensão desse tipo de situação para que a gestão promova uma melhor delegação de tarefas;
  • Tomada de decisões mais ágil: o dashboard permite a utilização de dados atualizados para tomar uma decisão embasada a qualquer momento, o que possibilita a resolução rápida de problemas;
  • Estímulo à transparência: o acesso compartilhado ao dashboard promove a transparência dentro da organização e responsabiliza as equipes pelos resultados apresentados, que também pode melhorar o engajamento;
  • Facilidade de comparação: o dashboards permite a comparação de dados ao longo do tempo ou entre diferentes unidades de negócio, facilitando a identificação de áreas de destaque e oportunidades de melhoria.

Conheça os dashboard da Desk Manager 

Mais do que os tradicionais relatórios, o dashboard para TI tem sido um grande diferencial oferecido pelas melhores plataformas ligadas ao Help Desk e à implementação de estratégias como o CSC, o ITSM e o ESM.

A Desk Manager conta com um dashboard customizável capaz de revolucionar as suas operações e não apenas as ligadas ao atendimento.

O recurso não se restringe a um dashboard de chamados. Na verdade, você pode criar dashboards para todos os aplicativos e funcionalidades que contam com a possibilidade de emitir relatórios.

Ou seja, a Desk Manager possibilita que você acompanhe o que está acontecendo em diferentes partes da sua operação em tempo real.

Você pode visualizar as colunas incluídas no seu relatório, como já funciona hoje no SlideShow e na Visualização em Gráfico do Relatório.

Também é possível filtrar os dados clicando em cada item do relatório para obter uma visão detalhada de um aspecto específico.

Portanto, o recurso de dashboard para TI da Desk Manager é capaz de atender às suas mais diversas demandas de acompanhamento de dados.

Considere as informações mais críticas ou relevantes em diferentes áreas das suas operações e crie dashboards adicionais personalizados com a plataforma da Desk Manager.

Você identificou variáveis cujos resultados ao longo do dia podem ajudar diretamente na sua tomada de decisões, não bastando um relatório periódico? É hora de recorrer ao dashboard.

Os clientes da Desk Manager desfrutam deste e de diversos outros recursos que tornam a plataforma uma das melhores opções para manter uma empresa competitiva, lucrativa e com clientes satisfeitos e fiéis. Para saber mais sobre o dashboard da Desk Manager e conhecer todas as suas funcionalidades e aplicativos, acesse nossa página institucional. Até o próximo artigo!

Nova call to action

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress