Hub de integração ou iPaaS: qual é a melhor opção para o seu negócio?

A capacidade de integrar e gerenciar dados tornou-se uma peça fundamental para o sucesso e crescimento sustentável de uma empresa, especialmente quando ela adere a uma mentalidade voltada para o Enterprise Service Management (ESM).

O ESM é um modelo de negócios voltado para os serviços que corresponde à extensão dos princípios do gerenciamento de serviços de TI para além do departamento de tecnologia e, por isso, tem sido adotado em empresas das mais diversas áreas.

Um dos pilares desse modelo é justamente o fluxo contínuo e eficiente de dados entre os setores da empresa, o que requer uma boa comunicação entre os diferentes sistemas utilizados.

Nesse sentido, duas abordagens em particular vem sendo muito discutidas, mas afinal, qual opção escolher? Hub de integração IPaaS?

Ambas são soluções promissoras para superar os desafios de interoperabilidade, agilizando processos e fortalecendo a infraestrutura tecnológica das empresas. Mas a sua escolha não deve ser aleatória.

À medida que os gestores buscam expandir suas operações e otimizar suas práticas comerciais, a escolha entre hub de integração ou iPaaS se torna crucial. 

Neste artigo, vamos explicar os dois conceitos, destacando a importância vital da integração para empresas que almejam não apenas sobreviver, mas prosperar em um mercado cada vez mais competitivo. 

Ao explorar as características distintas de cada abordagem, queremos te ajudar a tomar decisões informadas sobre a melhor solução para as necessidades específicas da sua empresa. 

Continue a leitura e tire suas dúvidas!

O que é hub de integração?

Se você chegou à conclusão de que o que falta no gerenciamento da sua operação é a integração, você pode ter se deparado com diversos tipos de soluções.

Mas cada uma delas tem suas especificidades e atende a necessidades diferentes, o que gera dúvidas na busca pela mais adequada ao contexto do seu negócio.   

Uma das dúvidas mais comuns diz respeito à escolha entre hub de integração ou iPaaS e, para saná-la, precisamos retomar cada um dos dois conceitos e, em seguida, compará-los.

Pode ser que, a princípio, o hub de integração não pareça muito diferente do iPaaS, já que as duas ferramentas têm como propósito a facilitação da integração.

No entanto, cada uma delas tem um foco e é nele que você deve pensar ao fazer sua escolha.

Então, o primeiro passo é entender o que é hub de integração. Ele também é chamado de integrador de marketplaces e serve para manter o seu e-commerce ou ERP conectado a várias plataformas de marketplace.

Seu propósito é otimizar a gestão de vendas automatizando, por exemplo, a atualização dos dados referentes ao estoque, e unificando as operações que vão desde o cadastro de produtos nas plataformas até as questões logísticas. 

Isso significa que, com o hub de integração, você não precisa efetuar manualmente tarefas repetitivas como o cadastro de novos produtos em cada uma das plataformas de marketplace. 

Nesse caso, as novas informações podem ser inseridas na plataforma do hub de integração e automaticamente replicadas em todos os marketplaces que você utiliza. 

O hub de integração é desenvolvido para atender às necessidades das operações varejistas e conta com fluxos de dados pré-programados e integrações pré-construídas. 

Por isso, além de agilizar os processos, esse tipo de ferramenta também reduz os erros humanos, melhora a satisfação dos clientes e potencializa as vendas.

O que é iPaaS?

Agora vamos entender o segundo conceito para que você consiga decidir qual é a melhor opção para a sua empresa: hub de integração ou iPaaS.

A sigla iPaaS significa Integration Platform as a Service ou Plataforma de Integração como Serviço e podemos dizer que ela é um pouco mais abrangente que o hub de integração.

O iPaaS corresponde a uma plataforma de integração com foco na simplificação e na criação de fluxos de informações entre sistemas.

Isso significa que ele não se restringe ao e-commerce ou ao varejo, como ocorre, em geral, com o hub de integração.

O iPaaS é voltado para os fluxos de integração mais complexos e que precisam de um alto nível de customização de acordo com as especificidades do negócio.

Ou seja, ele simplifica as integrações complexas, como também ocorre com o hub de integração. Mas, no caso do iPaaS, há uma união entre os recursos pré-configurados e a capacidade de criar novos recursos.

Essa união garante a agilidade na integração, mas também viabiliza a flexibilidade, podendo integrar facilmente diversos tipos de aplicações sem abrir mão da visibilidade no fluxo de dados, o que favorece a segurança das operações.

Ferramentas iPaaS também mantém o foco na performance e na disponibilidade dos recursos, garantindo sempre um bom desempenho e um alto grau de resiliência.

Sendo assim, o iPaaS não é uma ferramenta de nicho. Ele é capaz de atender as necessidades de empresas de todos os portes e segmentos relacionadas à escalabilidade e à flexibilização das integrações, sem deixar de lado a capacidade de criação de fluxos complexos.  

Ou seja, o iPaaS possibilita a integração e a automatização da comunicação entre sistemas legados e cloud, bancos de dados, arquivos e planilhas e também entre os hubs e outros sistemas. Não há limitações.

Com uma ferramenta iPaaS, sua empresa soluciona todas as questões e problemas decorrentes da fragmentação e dos silos de dados, evitando erros e potencializando a escalabilidade.

Hub de integração ou iPaaS?

Como vimos, hub de integração e iPaaS, embora lidem com as diferentes necessidades relacionadas à integração, não são a mesma coisa e não podem ser empregados indefinidamente. 

Eles podem atender necessidades de empresas diferentes, mas também podem ser utilizados conjuntamente em um mesmo ecossistema de integração, sendo muito úteis quando a empresa segue uma lógica voltada para o ESM.

Por isso, se você ainda tem dúvidas sobre qual ferramenta escolher, vamos enumerar as principais diferenças entre os dois para que você defina qual é a melhor opção para a sua empresa: hub de integração ou iPaaS. 

  • Enquanto o hub de integração é voltado para o varejo, o iPaaS atende a todos os segmentos de negócios;
  • O hub de integração integra e-commerces e ERPs com marketplaces; o iPaaS pode integrar todos os tipos de dados, sistemas, dispositivos e aplicações;
  • Enquanto o hub de integração é focado em integrações estandardizadas, o iPaaS dedica-se a integrações complexas;
  • O hub de integração promove integrações pré-configuradas; o iPaaS faz o mesmo, mas também pode atuar na criação de novas integrações personalizadas;
  • O hub de integração comporta um baixo nível de customização e o iPaaS, um alto nível;
  • Tanto o hub de integração quanto ou iPaaS podem ser úteis em uma empresa que aderiu ao ESM. Nesse caso, a escolha certa vai depender dos tipos e níveis de integração necessários e do próprio contexto do negócio. 

Diante de todas essas diferenças, fica mais fácil entender se a melhor escolha é o hub de integração ou iPaaS, considerando a demanda do seu negócio.

Tenha em mente que, mesmo possibilitando integrações mais numerosas e complexas, o iPaaS não necessariamente será mais adequado do que o hub de integração.

Se as suas operações não são complexas ou robustas e só necessitam de alguns sistemas de marketplace integrados para que você não cometa erros em seu gerenciamento de vendas, o hub de integração certamente é a melhor opção.

Mas se você lida com dezenas de sistemas e dados que se multiplicam rapidamente, além de  regras customizadas, talvez seja melhor considerar o iPaaS.

Se as necessidades do seu negócio são intermediárias e você ainda tem dúvidas entre as duas soluções, talvez você deva conhecer o Maestro, hub de integração da Desk Manager.

Ele oferece a melhor solução tanto para pequenos empreendedores quanto para grandes negócios, contando com  funcionalidades abrangentes e uma estrutura robusta.

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress