HSM no WhatsApp: evolua seu atendimento com High Structured Message

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

Você sabe o que é HSM no WhatsApp? A sigla corresponde a mensagens e templates aprovados pelo aplicativo para o estabelecimento de contatos comerciais ativos. 

HSMs existem em razão de alguns detalhamentos da política de uso do WhatsApp, que visam evitar a prática de spam na plataforma.

Ao ler este artigo, você vai entender melhor o que é HSM e como utilizar o recurso de maneira assertiva a favor da sua estratégia de atendimento.

Aproveite a leitura!

O que é HMS?

HMS é uma sigla que resume a expressão “Highly Structured Message” ou, em português, “Mensagem Altamente Estruturada”.

Na prática, são modelos habilitados nas contas business pela API do WhatsApp com a finalidade de envio de mensagens aos clientes. 

Existem outras expressões utilizadas como referência ao recurso, como templates do WhatsApp, WhatsApp Template Messages e mensagens padrão.

Assim, ainda que você não conheça a sigla HSM, é provável que já tenha visto esses templates com outra nomenclatura.

Os modelos possuem campos e textos predefinidos. O que você precisa fazer é preencher as lacunas de acordo com os dados dos seus clientes ou com o tipo de interação condizente com a mensagem.

O HSM é a forma como o WhatsApp organiza as chamadas mensagens de saída, que correspondem às interações que ocorrem por iniciativa da empresa, sem que haja uma espera pelo contato feito pelo cliente.

Esta possibilidade é muito benéfica para as empresas que pretendem entrar em contato com os clientes em larga escala.

Você pode, por exemplo, informar os clientes sobre as novidades em produtos e serviços ou sobre uma nova condição de pagamento que vai facilitar as aquisições.

Tudo isso sem precisar digitar cada mensagem individualmente e contando com a opção de criar mensagens multilíngues. 

Mas, para que estas mensagens em larga escala não se transformem em um canal de disseminação de spam, o WhatsApp estabeleceu algumas diretrizes a serem seguidas pelas empresas.

Por conta desse cuidado é que se fala em atendimento HSM e confiança do cliente no HSM. Trata-se de uma maneira de proteger o cliente.

Assim, quando você tem uma comunicação em mente para levar aos seus clientes, é preciso adaptá-la para os modelos HSM do WhatsApp.

Após a adaptação, é necessário solicitar uma autorização da empresa para que a mensagem seja distribuída.

Pode parecer burocrático demais, mas é um recurso que torna o seu relacionamento com os clientes mais estreito.

Isso porque as políticas de uso do WhatsApp são totalmente centradas no usuário e, seguindo as regras, você estará favorecendo a experiência do cliente.

Isso vai favorecer também a confiabilidade e a imagem positiva da sua marca, além de contribuir para sua consolidação.

Lembre-se de que o WhatsApp é um ambiente muito familiar para a maioria das pessoas e, com o estabelecimento de uma interação bem sucedida por este canal, são muito maiores as chances de fidelização.

Por outro lado, se você envia mensagens sem padrão e sem estratégia, pode ser que o cliente as interprete como uma invasão do seu espaço pessoal.

Por isso, o HSM é tão importante e precisa ser utilizado de modo a beneficiar o seu negócio. Veja no próximo tópico algumas dicas práticas para utilizar o recurso.

Como criar conteúdos HSM de maneira adequada?

Há uma série de boas práticas que são estabelecidas pelo WhatsApp e devem ser consideradas quando você for gerar o seu template. Vamos ver as principais delas.

Solucione todos os seus problemas com nosso software de help desk

Ortografia impecável

O WhatsApp não vai aprovar qualquer conteúdo que tenha erros gramaticais e ortográficos, mesmo que eles sejam propositais.

Existem determinados termos considerados errados do ponto de vista gramatical e que mesmo assim são amplamente utilizados, mesmo intencionalmente.

O WhatsApp entende que as mensagens enviadas por uma empresa através da plataforma devem ter um tom profissional e, por isso, os erros ortográficos e gramaticais são inadmissíveis.

Alguns chavões e palavras casuais também podem ser considerados erros. Então não tente utilizá-los, por mais que sua proposta seja a de uma comunicação informal.

Esse cuidado vai favorecer o seu negócio no sentido de manter um posicionamento profissional e respeitoso em relação ao seu cliente.

Isso nada tem a ver com uma suposta falta de humanização do atendimento. Você pode promover uma interação altamente humanizada sem “escorregar no português”.

O tom não pode ser ameaçador

Seguindo o princípio do WhatsApp, de manter um tom sempre respeitoso durante a interação, qualquer palavra que possa sugerir uma ameaça não será aprovada no HSM

Você deve estar pensando que isso é óbvio. Se seu objetivo é fazer o cliente comprar da sua empresa, é claro que você não pretende ameaçá-lo.

Mas existem situações específicas como, por exemplo, a cobrança de clientes devedores, em que normalmente as possíveis consequências do não pagamento são citadas.

Também há os casos dos já ultrapassados vendedores incisivos, que insistem na concretização da venda a qualquer custo sem considerar as necessidades dos clientes.

No caso dos clientes devedores, é preciso encontrar as palavras corretas com um tom amigável e sem nenhuma expressão que possa ser considerada ameaçadora.

No caso do hard sell, você vai precisar rever suas práticas, pois mesmo que o WhatsApp não bloqueasse as mensagens consideradas ameaçadoras dentro dos HSMs, certamente seus objetivos não seriam alcançados com um tom insistente.

Nomenclatura clara

Cada HSM do WhatsApp precisa ter o seu próprio nome e este nome precisa ser o mais claro possível de modo a definir o conteúdo da mensagem.

Então, nada de nomear os templates com números ou letras, como, por exemplo, “Template 12” ou “Modelo B”.

É preciso ser direto e específico na definição do nome de cada HSM. Por exemplo, se a mensagem tiver a finalidade de confirmar as reservas feitas pelos seus clientes você pode nomeá-la como “confirmação de reservas”.

Se o objetivo da mensagem é confirmar o endereço de entrega das encomendas, você pode nomear o HSM como “confirmação de endereço de entrega”.

A lógica será sempre a mesma. Nada de nomes poucos específicos, até mesmo porque você se confundiria ao identificá-los futuramente.

Os campos dinâmicos do template devem ser colocados entre colchetes, mostrando onde serão inseridas as informações específicas dos clientes. 

Tamanho adequado

O tamanho dos HSMs também tem um limite que é de 1024 caracteres. Então, ao pensar em sua mensagem, já considere esta limitação.

Será muito mais trabalhoso transformar uma mensagem grande e complexa em um texto de comprimento relativamente curto. 

Prefira a objetividade, a clareza e a comunicação assertiva ao imaginar o que você realmente precisa dizer aos clientes.

Para complementar este conteúdo, leia também nosso artigo sobre comunicação empática e busque utilizá-la ao conceber os seus HSMs. Até a próxima!

Gamificação para Atendimento

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress