Google Bard: como funciona a ferramenta de IA do Google

Nova call to action

O Google Bard é a ferramenta de inteligência artificial do Google, que está disponível no Brasil desde julho de 2023.

A tecnologia vem sendo aprimorada. Segundo a própria ferramenta, há uma perspectiva de melhoria a partir das interações e feedbacks dos usuários.

Mas ela já vem sendo utilizada para diversos fins e pode apresentar bons resultados no contexto organizacional.

Ao longo deste artigo, você vai entender por que é importante para os gestores estarem a par das novas tecnologias de inteligência artificial como o Google Bard e como elas podem contribuir para o sucesso da sua operação.

Além disso, você vai entender o que é o Google Bard e como é possível acessá-lo. Boa leitura.

O que é Google Bard?

O Google Bard é uma ferramenta de inteligência artificial baseada em um modelo de linguagem (LLM) que foi desenvolvido pela divisão de IA do Google.

Ele foi lançado em 18 de fevereiro de 2023, nos Estados Unidos e no Reino Unido, e em 13 de julho de 2023 em 50 outros países, incluindo o Brasil.

Assim como ocorre com o ChatGPT, o Bard é treinado a partir de uma grande quantidade de dados de texto e códigos.

Isso possibilita a geração de textos, a tradução para diferentes idiomas, o desenvolvimento de conteúdos criativos e as respostas informativas a perguntas do usuário. 

Ou seja, ele também pode ser classificado como um assistente virtual, chatbot ou IA conversacional pois é capaz de estabelecer interações utilizando uma comunicação verbal semelhante à feita entre humanos.

Sendo assim, o Google Bard pode ser utilizado no contexto empresarial para otimizar as operações e melhorar os serviços e a comunicação interna.

Segundo a própria ferramenta, ela tem a capacidade de trabalhar tanto com foco apenas nos fatos quanto de forma mais criativa, dependendo do propósito e dos comandos apresentados.

O Google Bard ainda está funcionando de forma experimental. No início das interações, ele ressalta que tem algumas limitações e que “nem sempre acerta tudo”, mas se compromete a melhorar a partir dos feedbacks dos usuários.

O nome “Bard” vem da palavra “bardo”, que significa algo como “contador de histórias profissional” e remete às culturas celtas.

Esses contadores de história eram responsáveis pela preservação da história e da cultura através da fala, da poesia e da música. 

Eles eram vistos como profissionais respeitáveis e costumavam ser convidados para os eventos da corte com propósitos de educação e entretenimento

Ao perguntar ao próprio Bard sobre a escolha de seu nome, obtivemos a seguinte resposta: 

“O nome Bard foi escolhido para o grande modelo de linguagem do Google porque ele representa a capacidade do modelo de gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa. O modelo está ainda em desenvolvimento, mas tem o potencial de ser uma ferramenta poderosa para a comunicação e a educação”

A partir dessas motivações, fica mais fácil compreender a proposta e as pretensões da gigante da tecnologia ao lançar a nova ferramenta. 

Como acessar o Google Bard?

Para utilizar o Google Bard e verificar na prática suas habilidades você vai precisar estar logado em uma conta Google

O primeiro passo é acessar o site da ferramenta: https://bard.google.com/. Na primeira página visualizada, clique em “Quero testar o Bard”

Você será direcionado para os termos de uso da plataforma. Depois de lê-los, clique em “Concordo”

Em seguida, você vai visualizar a página de interação com o Google Bard, que exibirá uma mensagem inicial informando que ele ainda está em fase experimental.

Isso significa que a ferramenta pode dar respostas equivocadas ou imprecisas. Portanto, ainda que ela possa contribuir com as suas rotinas, é importante ficar atento para não cometer erros.

A partir da visualização dessa mensagem, você poderá dar início a suas interações com o Google Bard.

Na parte de baixo da tela, você verá o espaço destinado à digitação das suas dúvidas, comandos ou solicitações.

Ao detectar imprecisões ou erros, é importante enviar um feedback para cooperar com o aprimoramento do recurso de inteligência artificial.

A plataforma está disponível até o momento em 40 idiomas e seu modelo de linguagem já foi treinado em mais de 100. 

O português é uma das línguas que ele domina bem, sendo capaz de interpretar inclusive expressões idiomáticas, já que foi desenvolvido tendo diálogos reais como base. 

O Google Bard também pode compreender poemas, fazer resumos e passar em testes avançados desenvolvidos em diversos idiomas. 

Outro detalhe interessante é que ele também foi alimentado com dados extraídos de artigos científicos e expressões matemáticas, além de conhecer uma grande variedade de códigos-fonte.

É importante lembrar que essas são apenas algumas de suas possíveis aplicações. Você pode adaptar a utilização do Google Bard de acordo com as demandas do seu negócio.

Até agora ele não conta com um aplicativo próprio, ou seja, só é possível utilizar a inteligência artificial do Google a partir do site.

Mas ele funciona bem tanto em computadores quanto em smartphones e, mesmo sem contar com um aplicativo próprio, pode ser integrado a aplicações já existentes, como o Gmail, Docs, Planilhas, Apresentações, entre outras possibilidades. 

Ebook ESM

Por que sua empresa não pode ignorar os novos recursos de inteligência artificial?

É notável o avanço vertiginoso da tecnologia nos últimos anos e as novas formas como ela vem revolucionando o mundo dos negócios.

A inteligência artificial é um dos pilares dessa revolução tecnológica e vem se consolidando como uma ferramenta vital para as empresas modernas. 

Ignorar a IA é agora uma escolha que pode ter consequências significativas para a competitividade empresarial.

Isso porque esse tipo de tecnologia viabiliza e aprimora a automatização de tarefas repetitivas e processos complexos, reduzindo custos e tornando as operações mais eficientes. 

Ela não apenas executa essas tarefas com precisão, mas também aprende e melhora continuamente, tornando-se progressivamente mais eficaz.

A inteligência artificial também permite a análise avançada de dados, que pode ocorrer inclusive em tempo real. 

Isso significa que os gestores podem tomar decisões informadas e criar estratégias mais sólidas para que os objetivos de negócios sejam atingidos. 

A IA também vem sendo empregada para personalizar a experiência de clientes internos e externos, proporcionando interações mais relevantes e adaptadas. 

Recursos como os chatbots e assistentes virtuais melhoram o suporte ao cliente, respondendo rapidamente a perguntas e demandas e fornecendo soluções condizentes.

Tudo isso demonstra que as organizações que implementam a inteligência artificial estão se posicionando na vanguarda da inovação

Essas empresas tornam-se capazes de desenvolver produtos e serviços mais rapidamente, ajustando-se às mudanças do mercado de maneira ágil e mantendo-se competitivas.

Isso porque a IA é fundamental para que se consiga lidar com a grande quantidade de dados que envolvem as atividades e operações empresariais diariamente.

Ela consegue extrair informações valiosas e insights de dados que, sem ela, seriam completamente ignorados pelos gestores.

Portanto, os novos recursos de inteligência artificial não representam apenas uma vantagem competitiva e sim uma necessidade.

Os gestores que os ignoram, colocam seus negócios em risco considerando a atual economia orientada pela tecnologia.

Assim, a pergunta que você deve fazer não é se sua empresa deve adotar a inteligência artificial, mas sim como implementá-la de maneira eficaz em sua estratégia de negócios

Se você chegou a este questionamento, a Desk Manager pode te ajudar. Nossa plataforma ESM já tem integrações com ferramentas de inteligência artificial e conta com diversos recursos que vão aprimorar a sua operação.

Entre as muitas funcionalidades da Desk Manager, está o chat omnichannel, que vai revolucionar o relacionamento e a comunicação da sua empresa com usuários internos e externos.Acesse a página da ferramenta e comece imediatamente a desfrutar das vantagens que a inteligência artificial tem a oferecer ao seu negócio.

Nova call to action

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress