Cultura empresarial: conheça os 4 tipos existentes + exemplos

Uma suíte completa para a gestão da sua empresa

A cultura empresarial é a responsável por tornar o seu negócio único. Ela tem ganhado atenção nos últimos anos por conta de fatores como a busca de estreitamento do relacionamento com o cliente e a importância do posicionamento da marca.

Mas o que significa, de fato, contar com uma cultura organizacional? Como essa cultura se expressa e qual seria o seu impacto sobre os resultados obtidos pela empresa?

Alguns gestores a consideram como sinônimo de algumas boas práticas que são compartilhadas entre os colaboradores.

Outros pensam na cultura empresarial como os diferenciais que fazem uma empresa se destacar no mercado em que atua.

Por exemplo, a empresa X pode ter uma cultura voltada para o oferecimento do melhor preço, e a empresa Y pode ter uma cultura voltada para a qualidade do atendimento.

A verdade é que fatores como estes ligados aos preços justos e ao atendimento eficiente devem ser metas de qualquer negócio, independentemente do segmento de atuação.

A cultura empresarial em si acaba sendo vista como um conceito intangível e, para resolver esse impasse, é preciso pensar nos valores fundamentais e nas normas estabelecidas dentro da empresa.

Pense também na promessa que é feita a seus colaboradores sobre como é trabalhar em sua empresa e que tipo de ambiente eles podem encontrar.

Em outros termos, a cultura empresarial pode ser concebida como a personalidade da sua organização.

Ela integra vários aspectos relacionados a crenças e comportamentos que são compartilhados interna e externamente e definem como os componentes da sua equipe interagem e tomam decisões.

E para contar com uma cultura que forneça o apoio adequado para a sua equipe e seja condizente com os seus objetivos de negócio, é preciso estabelecer um ponto de partida.

Se você ainda não tem a sua cultura clara e estruturada, entender os quatro grandes tipos de cultura empresarial vai te ajudar a descobrir onde seu negócio está atualmente e onde você deseja que ele chegue.

Nos próximos tópicos, vamos explicar cada uma dessas quatro categorias e dar exemplos de cada uma delas para que você visualize a que mais se identifica com a sua empresa.

Continue a leitura!

Quais são os quatro tipos de cultura empresarial?

Help Desk Para o Seu Atendimento

A classificação dos quatro tipos de cultura empresarial é fruto de um trabalho dos professores Robert E. Quinn e Kim Cameron, da Universidade de Michigan. 

Para eles, as culturas empresariais não devem ser classificadas com foco em possíveis aspectos considerados bons ou ruins. 

Os quatro grupos foram identificados a partir de análises empíricas dos dados de diversas organizações estudadas pelos pesquisadores.

O resultado identificou que quase 90% das organizações em todo o mundo podem ser categorizadas como detentoras de um ou mais desses tipos de cultura dominantes.

Os quatro grupos são diferentes, mas um não é inerentemente melhor ou pior que o outro. Todos têm prós e contras.

Além disso, uma organização pode ter uma mistura desses diferentes tipos de cultura empresarial, não precisando se ater a apenas um deles. 

A cultura empresarial também pode mudar ao longo do tempo dependendo da equipe ou projeto específico.

Vamos falar em seguida sobre cada uma das quatro classificações para que você identifique em qual das quatro categorias de cultura empresarial o seu negócio se encaixa.

Tipo 1: Cultura de pessoas

Este é o tipo de cultura empresarial cultivado em empresas em que as pessoas se referem aos colegas de trabalho como uma família.

Também chamada de cultura de clã ou cultura de colaboração, essa categoria é caracterizada principalmente pela valorização do trabalho em equipe e da união.

Sendo assim, o ambiente de trabalho é muito amigável e os gestores são vistos como mentores, ao invés de figuras responsáveis pelas instruções e repreensões.

O relacionamento, a moral, a participação e o consenso ocupam o centro da atenção nas atividades cotidianas. 

Uma vantagem deste tipo de cultura empresarial é a comunicação efetiva em virtude da união das equipes.

Por outro lado, pode haver dificuldade na tomada de decisões e uma queda na produtividade, já que os sentimentos dos colaboradores ganham protagonismo e as conversas desnecessárias podem tornar-se constantes.

Um exemplo de empresa que adora a cultura de pessoas é a plataforma de áudio e vídeo Zoom, que conta com uma equipe dedicada à promoção da felicidade dos funcionários.

O objetivo é manter os colaboradores unidos à medida que a empresa cresce a partir da organização de eventos, celebrações e outras ações internas.

Além disso, cada novo colaborador conta com um mentor que se responsabiliza por apresentar a ele a cultura da empresa.

Tipo 2: Cultura de tarefas

Essa cultura também é conhecida como cultura da adhocracia, ou seja, está enraizada na expressão ad hoc e cultiva práticas ligadas à filosofia do movimento rápido.

Ela é muito comum em startups em que os colaboradores são incentivados a correr riscos e perseguir suas ideias, mesmo quando elas apresentam certa excentricidade. 

O resultado é a inovação, o aprendizado e o crescimento tanto para a empresa quanto para os funcionários.

Os principais benefícios dessa cultura são a própria inovação e a segurança na experimentação de novas ideias.

Mas também pode surgir uma aparente falta de estabilidade por conta justamente do investimento em novas iniciativas.

O Nubank é um exemplo de cultura empresarial de tarefas, sendo sempre associado à inovação, à atualização e às tecnologias.

Tipo 3: Cultura de poder

Esse tipo de cultura empresarial é focada nos resultados e os líderes de uma empresa com este foco atuam de forma exigente para o alcance de metas.

Assim, a empresa conta com um ambiente de alta pressão tendo a competitividade e a ênfase nos resultados como características. 

Por outro lado, os resultados são mensuráveis e recompensadores, já que todos estão comprometidos com o sucesso.

A Amazon é um exemplo de empreendimento que utiliza essa categoria de cultura, com a gestão totalmente focada na entrega de resultados.

Tipo 4: Cultura de papéis

As empresas adeptas desse tipo de cultura empresarial contam com ambientes de trabalho estruturados e orientados para os processos.

Grande parte das ações e decisões são definidas por procedimentos existentes, sem muito espaço para a inovação.

Os líderes atuam com foco na estabilidade, nos resultados e na entrega confiável, garantindo a constância da eficiência de suas equipes.

A clareza da comunicação e a sensação de previsibilidade são vantagens de destaque desse tipo de cultura, enquanto a falta de flexibilidade e o sufocamento da inovação podem ser considerados desvantagens.

Como exemplos de empresas que aderem a esse tipo de cultura podemos citar a maioria das organizações governamentais, que estão sujeitas a diversos regulamentos e priorizam as políticas e procedimentos.

Concluindo

Sua empresa não precisa se identificar rigidamente com apenas um dos modelos apresentados acima. Pode ser que você conte com uma cultura empresarial híbrida.

O importante é partir dessa classificação para entender quais são as características mais marcantes do seu negócio e dar ênfase a seus aspectos positivos.

Ou seja, é importante que sua empresa seja flexível, sobretudo considerando as mudanças no comportamento do consumidor e na realidade do mercado, que acontecem de forma constante.Para o aprofundamento neste assunto, recomendamos a leitura do artigo sobre empresas adaptáveis, para que você associe a flexibilidade à sua cultura organizacional.

Gamificação para Atendimento

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress