Como o Serviço Conversacional e a Inteligência Artificial ajudam na experiência do cliente

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

O estabelecimento de uma conexão duradoura com os clientes é uma meta e um desafio para a maioria das empresas. Abordagens como a do serviço conversacional têm sido promissoras nesse contexto.

Empresas que oferecem experiências de excelência aos clientes promovem um aprimoramento constante das interações, investindo nas ferramentas, dados e canais mais adequados.

Ao invés de considerar cada interação com o cliente como uma transação pontual, é importante pensar em sua jornada como um todo, ou seja, na construção de um relacionamento com o consumidor da sua marca.

E, na construção de um relacionamento, cada interação importa e pode ser retomada numa busca pela satisfação e superação das expectativas do cliente.

Em termos práticos, isso significa que você precisa ouvir com atenção o seu cliente, entender a fundo o que ele deseja e atender com dedicação às suas demandas.

Ou seja, você precisa estar presente nos canais de comunicação preferidos dos seus clientes, praticar a escuta ativa e priorizar o diálogo conversacional.

Tudo isso deve ser feito seguindo a tendência do atendimento personalizado e humanizado, sem deixar de lado a importância da agilidade no atendimento.

É nesse contexto que entra a implementação de ferramentas de automação, para que a humanização e eficiência sejam igualmente priorizadas. 

Assim, a união entre a abordagem do serviço conversacional com a implementação de recursos com inteligência artificial é um caminho promissor para a melhoria da experiência do cliente. 

Nos próximos tópicos, vamos falar sobre o conceito de serviço conversacional e as vantagens de uni-lo a ferramentas de inteligência artificial. Confira!

O que é serviço conversacional?

Ao interagir com uma empresa, os clientes esperam que o atendente esteja a par das informações mais relevantes sobre seus interesses e interações anteriores.

As ferramentas de gestão de relacionamento com o cliente podem oferecer direcionamentos importantes, mas recorrer somente à tecnologia não basta.

O papel da tecnologia é justamente o de integrar os diferentes canais de atendimento na perspectiva do omnichannel para a concepção de uma base de dados centralizada e organizada.

Assim, o agente de atendimento tem acesso a todos esses dados de interações anteriores, podendo antecipar demandas e direcionar a conversa para a resolução das mesmas.

Esse empenho da empresa para a melhoria da experiência do cliente a partir da valorização do que ele tem a dizer e da retomada dos dados anteriores é o princípio do serviço conversacional

Quando uma empresa estabelece um relacionamento conversacional com o cliente, significa que ele se baseia na humanização da marca e se integra à vida cotidiana do consumidor.

Ou seja, o cliente pode entrar em contato com a empresa como faria com um amigo ou familiar quando precisar de ajuda para solucionar um problema.

Trata-se de um relacionamento praticamente pessoal, com contexto — o cliente é um amigo de longa data e não é tratado como um desconhecido a cada interação — e otimização pela automação.

Em outras palavras, da mesma forma que o cliente estabelece interações fluidas e leves com os amigos sem se restringir a um único canal, assim devem ser as conversas com as marcas.

O serviço conversacional possibilita o desenvolvimento de conversas naturais e contínuas entre os clientes e as empresas que os conhecem.

Ele é especialmente eficaz no suporte ao cliente diminuindo os índices de atritos entre as marcas e os consumidores.

Mas a abordagem conversacional também mostra resultados muito positivos nas vendas, a partir do engajamento de clientes em potencial ou do fortalecimento de relacionamentos já existentes.

O conceito de conversational commerce (ou comércio conversacional) já é utilizado em muitas empresas em sua aproximação com os clientes.

Isso sem falar no marketing conversacional, que considera as necessidades e expectativas do consumidor na definição de cada uma das ações.

O que é inteligência artificial conversacional?

A qualidade do atendimento é um quesito indiscutível para as estratégias de fidelização do cliente e, na atualidade, as principais características definidoras da qualidade são a eficiência, a agilidade, a humanização e a personalização.

É para possibilitar a reunião dessas características que as tecnologias envolvendo inteligência artificial tornam-se cada vez mais avançadas.

Solucione todos os seus problemas com nosso software de help desk

Elas deixaram de atuar como simples bots para funcionar a partir da abordagem conversacional, em que o cliente tem a sensação de interagir com uma pessoa.

Com interações totalmente fluidas e naturais estabelecidas com a inteligência artificial conversacional, a empresa consegue promover o atendimento humanizado, personalizado, ágil e eficiente.

Nesse sentido, podemos definir a inteligência artificial conversacional como uma tecnologia capaz de compreender e interpretar tanto mensagens escritas quanto mensagens de áudio enviadas pelos clientes, a fim de responder adequadamente e rapidamente.

Isso é possível graças ao emprego do processamento de linguagem neural, que torna os dispositivos capazes de compreender a linguagem natural humana.

Em outras palavras, a inteligência artificial conversacional funciona como um tradutor da linguagem humana para a linguagem de programação.

Vamos ver em seguida os principais benefícios da implementação da inteligência artificial a partir de uma perspectiva conversacional em seus serviços de atendimento e suporte ao cliente:

Atendimento eficiente a qualquer momento

Como dissemos, ao interagir com a empresa, o cliente deve ter a sensação de estar falando com um amigo. Então ele precisa de atenção e agilidade, ou seja, o atendimento não pode se restringir ao horário comercial.

O consumidor deseja enviar mensagens e ser respondido a qualquer hora e no dia que for mais conveniente. É nesse cenário que a inteligência artificial conversacional se apresenta como a melhor solução para a implementação do atendimento ininterrupto

A partir de uma linguagem clara e de uma tecnologia intuitiva, você obtém um serviço de atendimento preciso, eficiente e ágil.

Integração entre os canais

Na Era da informação e da hiperconectividade, os clientes podem procurar a empresa por meio de diferentes canais, dependendo do momento e da comodidade.

A inteligência artificial com abordagem conversacional pode funcionar em todos esses canais, integrando os diversos pontos de contato com o cliente.

Segurança

A segurança proporcionada pela utilização da inteligência artificial pode ser interpretada em dois aspectos: o da segurança dos clientes quanto ao empenho da marca na resolução de suas demandas e o da tecnologia da informação e da segurança de dados.

Assim, a organização e a centralização dos dados obtida a partir da implementação do conceito de omnichannel proporciona maior segurança aos dados reduzindo a probabilidade de perdas ou inacessibilidades.

Por outro lado, a eficiência no tratamento dos dados e na resposta proporciona ao cliente maior confiança na marca, incentivando a fidelização.

Redução de custos

Com a integração dos canais de atendimento e a consideração da jornada do cliente como um todo, as demandas são resolvidas de forma otimizada sem a necessidade de grandes investimentos.

Além disso, ao realocar colaboradores em áreas mais estratégicas, poupando o tempo gasto em tarefas que podem ser automatizadas, a empresa ganha eficiência.

Personalização

A inteligência artificial conversacional é totalmente personalizável, ou seja, seu cliente terá um atendimento que considera as especificidades de suas demandas e de seu perfil.

A partir do cruzamento e da interpretação de dados tanto dentro da própria conversa quanto considerando interações anteriores, os bots conseguem responder satisfatoriamente à maioria das demandas do cliente.

Isso vai melhorar a qualidade da experiência com a marca e a reputação do negócio no mercado em que se insere.

É importante lembrar que o emprego da inteligência artificial não dispensa a necessidade de atendentes humanos, sobretudo quando se pensa no suporte ao cliente.

Os seus colaboradores precisam atuar de forma conjunta com as ferramentas disponíveis e estarem a postos para interagir com os clientes sempre que as demandas não puderem ser resolvidas a partir da inteligência artificial.

Para saber mais sobre como direcionar o suporte ao cliente no contexto da abordagem conversacional, leia o artigo sobre gerenciamento de equipes de suporte. Até o próximo conteúdo!

Gamificação para Atendimento

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress