Como mensurar os resultados dos seus recursos de TI

A cobrança de resultados envolvendo recursos tecnológicos cresce mais a cada minuto. É necessário saber se as ferramentas utilizadas realmente estão trazendo o retorno esperado para o desempenho eficiente de qualquer negócio. Para isso, é preciso mensurar os resultados dos seus recursos de TI. No post de hoje, abordaremos essa questão e explicaremos como realizar esse processo. Vamos lá?

Primeiramente, precisamos esclarecer que existe uma grande diferença entre rastreamento e monitoramento. O primeiro diz respeito ao acompanhamento das idas e vindas de um objeto ou processo. O segundo conceito, por sua vez, refere-se ao ato de acompanhar o processo ou objeto, verificando se atende a especificações ou objetivos estabelecidos, que é exatamente o que se procura fazer ao mensurar os resultados dos seus recursos de TI.

Agora que você compreendeu o conceito, você sabe dizer qual a importância desse monitoramento? Se ainda não sabe, não se preocupe: abordaremos a questão em seguida. Acompanhe.

Importância e vantagens do monitoramento dos recursos de TI

Conforme afirmamos anteriormente, a cobrança de resultados é cada vez maior. Contudo, não é possível falar sobre resultados se eles não foram medidos. Em TI, por exemplo, a importância do monitoramento pode ser simplificada nos seguintes pontos:

  • Acompanhar processos lineares ou progressivos
  • Identificar pontos de melhoria
  • Identificar tendências
  • Agir corretivamente ou proativamente
  • Melhorar a execução

É essencial ter em mente o que se está monitorando, o que se quer extrair do processo de monitoramento e criar, assim, os seus parâmetros de mensuração. Dessa maneira, é possível acompanhar em tempo real a execução dos processos estabelecidos em seu negócio. Entre as vantagens do monitoramento dos resultados de TI estão:

  • Obter dados e informações mais detalhadas
  • Identificar pontos importantes da fase em seu progresso
  • Programar ações de melhoria e também correções
  • Efetuar um feedback mais exato para atender e superar expectativas
  • Aumentar a satisfação dos clientes
  • Gerar melhores resultados

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Como você pode perceber, são muitas vantagens, não é mesmo? Contudo, como obtê-las? De que maneira criar parâmetros concretos para mensurar seus resultados? É para isso que existe o PDI ou PDTI, que conheceremos melhor a seguir.

Plano de Desenvolvimento de Informática ou Plano Diretor de Tecnologia da Informação: você sabe o que é?

A dificuldade em mensurar os recursos de TI ocorre por que diz respeito a ativos tangíveis como, por exemplo, computadores e relatórios financeiros, mas também a ativos intangíveis, ou seja, que não podem ser mensurados monetariamente.

O Plano de Desenvolvimento de Informática ou Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDI ou PDTI) é o plano utilizado para realizar a análise e diagnóstico dos recursos de TI e a elaboração do plano de metas, ou seja, como será executada a gestão (aqui se inclui a mensuração) desses recursos. É por meio desse planejamento que a empresa identifica as necessidades de aquisição ou substituição de máquinas, criação, instalação ou melhoria de processos e sistemas, além de definir os parâmetros que serão utilizados para delinear o processo de mensuração, bem como o retorno de investimento (ROI).

Confira quais são os parâmetros mais utilizados para medir a eficiência dos recursos de TI:

Monitoramento do funcionamento dos recursos de TI (como sistemas, servidores, linhas telefônicas e de internet, entre outros)

  • Quantidade de paradas (downtime) de pontos-chave para a operação da empresa
  • Identificação falhas no desempenho dos recursos
  • Quantidade de incidentes, ou seja, número de vezes que a operação parou por alguma falha dos recursos de TI
  • Quantidade de chamadas de usuário para criar melhorias e diminuir o número de chamadas desnecessárias

Por meio do monitoramento e mensuração desses parâmetros, é possível identificar os gargalos da operação de TI e como tornar seus recursos mais eficientes, observando cada caso isoladamente, além de analisar a situação do setor de TI inteiramente. O controle da qualidade dos recursos e processos de TI é fundamental para garantir a otimização das operações de seu negócio.

CTA-DM-3-2

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress