Como finalizar um atendimento ao cliente: dicas e frases prontas

Nova call to action

O oferecimento da melhor experiência possível ao cliente é o objetivo de qualquer processo de atendimento. Por isso, cada etapa é importante e, mesmo após ter solucionado a demanda apresentada, também é importante saber como finalizar um atendimento ao cliente.

Seja com a finalidade de tirar dúvidas, de prestar suporte ou mesmo de concretizar vendas, a experiência do cliente precisa ser considerada até o último minuto de interação.

Nesse sentido, é fundamental que os profissionais envolvidos saibam como se despedir do cliente de modo a fortalecer sempre a relação com a marca.

Obviamente, o foco do atendimento deve ser a solução da demanda, mas a despedida do cliente é um ótimo momento para certificar-se de que o objetivo foi atingido.

Mas como finalizar um atendimento ao cliente de maneira amistosa e tendo a certeza de que ele foi bem-sucedido?

Nos tópicos seguintes, listamos algumas dicas sobre como se despedir do cliente e separamos algumas sugestões de frases que você pode utilizar nesta etapa.

Continue a leitura.

Dicas de como finalizar um atendimento ao cliente

O objetivo geral do atendimento é satisfazer as necessidades do cliente e, por isso, práticas como a escuta ativa e a comunicação empática são fundamentais. 

Mas a construção de um relacionamento próximo com a marca também é uma demanda dos consumidores da atualidade, que esperam mais do que o esclarecimento de uma dúvida ou o devido suporte na configuração de um novo produto.

Nesse contexto, todas as etapas do atendimento são importantes e a despedida do cliente pode ser o elemento fundamental que vai garantir a sua satisfação.

Veja abaixo as dicas que preparamos para esta etapa:

Confira se o cliente obteve o que esperava

Se você não sabe ao certo como finalizar um atendimento ao cliente, pode utilizar este momento para conferir se a dúvida dele foi de fato esclarecida ou se a demanda foi atendida satisfatoriamente.

Basta perguntar diretamente ao cliente se ele obteve o que precisava e se há mais alguma coisa que você possa fazer por ele. 

Lembre-se de que o atendimento em si, para muitos clientes, é mais importante do que a qualidade e o preço do produto ou serviço. 

Então, o atendimento deve ser amigável e prestativo do início ao fim da interação, mesmo que a princípio o cliente demonstre alguma insatisfação.

Deixe o cliente à vontade para voltar 

Obviamente o cliente não deve ter a sensação de que o profissional de atendimento está cansado de receber demandas semelhantes e deseja finalizar a interação o quanto antes.

A interação com o cliente deve ser leve e produtiva, e o atendente deve agir de maneira amigável, tentando demonstrar que está à disposição independentemente do tipo de demanda e de sua complexidade.

Por isso, para a despedida do cliente e fortalecimento da relação, é importante deixar claro que, caso novas dúvidas apareçam, o cliente pode entrar em contato novamente

Este também é um bom momento para dizer ao cliente quais são os canais de atendimento oferecidos pela empresa, para que ele não se limite a apenas um deles.

Poder escolher o canal de comunicação mais conveniente em cada momento é uma autonomia que o consumidor 5.0 valoriza.

Isso traz a sensação de que a empresa realmente quer fazer o melhor para ajudá-lo, colocando suas preferências em primeiro lugar.

Peça um feedback

A despedida do cliente é um excelente momento para pedir que ele responda a uma pesquisa de satisfação

A maneira mais eficiente de aprimorar constantemente o atendimento ao cliente é utilizando o feedback dado por ele.

Mas se o cliente recebe essa solicitação de forma avulsa, por exemplo, através de seu email em um momento posterior ao atendimento, são menores as chances de ele responder.

Nova call to action

Por outro lado, se o profissional de atendimento realmente se empenha para solucionar a demanda apresentada, o cliente ficará feliz em fornecer o feedback ao fim da própria interação.

Assim, além de demonstrar empatia na solução do problema e se despedir de maneira amigável, você também obtém dados valiosos que podem orientar sua estratégia futuramente.

Frases para despedida do cliente e fortalecimento da relação

Agora que você já conferiu as melhores dicas, que tal alguns exemplos práticos de como finalizar um atendimento ao cliente?

Elaboramos algumas frases que certamente vão contribuir para a composição do seu roteiro ou script de atendimento.

São frases simples e objetivas para ajudar na sua definição de como se despedir do cliente após um atendimento feito pela sua empresa.

Elas servem para demonstrar que a empresa se importa com cada cliente e deseja ajudá-lo a atingir seus objetivos.

É claro que você pode e deve fazer as devidas adaptações de acordo com o perfil do consumidor que procura o seu negócio.

Mas o importante é o foco na essência das mensagens para aliar despedida do cliente e fortalecimento da relação com a marca.

Confira abaixo algumas formas de finalizar o atendimento ao cliente:

  • Acredito que conseguimos resolver o seu problema. Posso ajudá-lo em mais alguma coisa?
  • A empresa agradece o seu contato e, se precisar esclarecer mais alguma dúvida, é só nos contatar novamente em qualquer um dos nossos canais de atendimento.
  • Esperamos ter ajudado e agradecemos pelo contato. Sempre que você precisar será um prazer atendê-lo.
  • Espero ter conseguido esclarecer suas dúvidas, mas, se novas dúvidas surgirem, não hesite em nos contatar mais uma vez. Tenha um ótimo dia!
  • Queremos a melhor experiência para você. Então, precisamos saber se nossa proposta atendeu às suas expectativas. Fique à vontade para dar suas sugestões. 
  • É sempre uma satisfação atendê-lo. Se mais alguma dúvida surgir, basta entrar em contato de novo e estaremos a postos para te ajudar.
  • Pedimos que você, por favor, responda ao questionário de satisfação ao fim desta interação. Esse retorno é muito importante para o aprimoramento do nosso atendimento.
  • Fico feliz em ter esclarecido a sua dúvida. Você precisa de mais alguma coisa ou podemos finalizar o seu chamado?
  • Foi ótimo conversar com você. Por favor, me avise se precisar de mais alguma ajuda. Desejo uma excelente tarde. 
  • É sempre um prazer atender a clientes especiais como você. Por favor, me procure sempre que precisar de alguma ajuda.

Agora que você já sabe como finalizar um atendimento ao cliente na prática, leia o artigo sobre gestão da experiência do cliente e aprimore seu atendimento como um todo. Boa leitura!

Nova call to action

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress