Certificação CTFL: o que é e qual a sua importância

Se você está envolvido com Tecnologia da Informação (TI), provavelmente já ouviu falar sobre a certificação CTFL. Essa é uma de diversas certificações para profissionais dessa área.

Apesar de ser um termo bem comum entre profissionais do ramo, muitas pessoas, ainda, não sabem exatamente o que é certificação CTFL e qual a sua importância. E não há problema algum nisso.

Se esse é o seu caso, se você ainda possui dúvidas a respeito dessa certificação, você está no lugar certo. Com a leitura de hoje você vai aprender:

  • O que é certificação CTFL;
  • Quem pode buscar a certificação CTFL;
  • Como é a prova para obter a certificação CTFL;
  • Qual a importância e os benefícios dessa certificação;
  • E, ainda, verá algumas dicas de como se preparar para conseguir tal certificado.

Vamos lá?

O que é certificação CTFL?

A sigla CTFL foi criada a partir da língua inglesa e possui como significado o seguinte: Certified Tester Foundation Level.

Essa é uma importante certificação que pode ser adquirida pelos profissionais da área de Tecnologia de Informação.

Basicamente, a certificação CTFL irá garantir que o profissional que a possui tem todo o conhecimento teórico necessário para realizar o teste, e verificar a qualidade, de algum software.

Essa certificação corresponde ao primeiro nível, de três, do ISTQB, International Software Testing Qualifications Board.

O ISTQB é o órgão internacional responsável pelas certificações em TI. Contudo, vale destacar, cada país possui um órgão nacional específico. No caso do Brasil, temos o BSTQB, Brazilian Software Testing Qualifications Board.

Para que você entenda melhor, caso deseje se certificar com a CTFL, você deverá ir ao site do BSTQB para realizar a sua inscrição para a prova, e também, para ter acesso ao material de estudo indicado.

Os próximos níveis do ISTQB serão o Advanced e o Expert. Sendo que o primeiro, garantido pela certificação CTFL, é denominado Foundation.

Logo, essa é a primeira prova que um profissional de TI precisa fazer para se tornar certificado em teste.

Quem pode buscar a certificação CTFL?

A certificação CTFL, assim como tantas outras, foi desenvolvida para profissionais da área de TI que trabalham com a realização de teste de softwares.

Assim, é possível ter pessoas em diferentes cargos buscando obter essa certificação. Como exemplos dessas posições, citamos as seguintes: testadores, analistas de teste, engenheiros de teste, consultores de teste, gerentes de teste e desenvolvedores de software.

Como é a prova para obter a certificação CTFL?

Sempre, quando prestar algum exame, saber o formato da prova é uma estratégia que ajuda, e muito.

Parece uma coisa boba, mas saber, com antecedência, quantas questões a prova possui, qual o formato dessas questões – são questões abertas ou de múltipla escolha? -, quanto tempo você tem para cada questão entre outros fatores, é de grande ajuda no período de preparação.

Por isso, queremos destacar para você como é elaborada a prova para obter a certificação CTFL.

Dessa forma,** você estará muito mais à vontade no momento de realizar a prova, o que te deixará mais confiante para responder às questões**.

Então, vamos ao que interessa: a prova é composta por 60 questões de múltipla escolha. Elas podem ser simples, com alternativas em letras “a”, “b”, “c”, “d” para que você escolha a correta.

Ou podem existir também, questões fechadas do tipo romana simples, nas quais você terá a opção de escolher uma letra representando as afirmações corretas em número romanos. Por exemplo: a) I e II estão corretas; b) I e IV estão incorretas.

Vale lembrar: a duração da prova é de 60 minutos. Em um primeiro momento, pode parecer pouco tempo. Mas com muito estudo, esse tempo é suficiente para que todas as questões sejam feitas.

Com essas informações, você já pode se preparar de maneira direcionada. Pode se preparar para os tipos de questões e pode treinar o tempo que você vai ter disponível para responder cada uma.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Qual a importância e os benefícios dessa certificação?

A importância da certificação CTFL é imensa nos dias de hoje. Para começar, podemos falar de algumas empresas que possuem a certificação como um pré-requisito por parte dos candidatos às suas vagas disponíveis.

Logo, dependendo da empresa, você, como profissional de TI, poderia nem ser contratado sem a certificação CTFL. Isso já prova a importância que a certificação possui.

A certificação não vai comprovar o seu conhecimento prático das situações a respeito da testagem de software, mas, com certeza, irá garantir que, pelo menos, o conhecimento teórico você possui. E, para a empresa que recruta novos colaboradores, esse conhecimento teórico já é meio caminho andado.

Mas, obviamente, obter o conhecimento teórico já é um indicador de que o conhecimento prático existe, o que também é de grande valia para a empresa.

Ainda, ao estudar para a prova, é possível se manter atualizado diante de todas as novidades que surgem em relação à testagem de softwares. Esse conhecimento em dia com as atualizações do mercado será de muito valor, tanto para você, quanto profissional de TI, quando para a empresa que te contrata.

Esse conhecimento atua como um diferencial que te destaca frente seus concorrentes.

A certificação CTFL irá agregar valor para você, como profissional, e para a empresa. Dessa forma, ambas as partes envolvidas saem ganhando.

Dicas de preparação para a certificação CTFL

Para estudar para a prova de certificação CTFL, é importante se atentar a alguns detalhes. Vamos ver quais são eles?

  1. Por mais que você já tenha bastante experiência na área, não deixe de buscar entender a linha de raciocínio aplicada pelos pesquisadores que elaboraram a certificação. Obviamente, podem existir algumas diferenças a respeito da teoria que você está acostumado em relação ao que os pesquisadores levaram em consideração para elaborar a prova. Portanto, esteja atento à esse aspecto;
  2. Outro ponto importante diz respeito ao material de estudo que você vai utilizar. Não deixe de ler o Syllabus e o Glossário de Testes para se adaptar aos termos utilizados e algumas conceituações que são importantes;
  3. No site do BSTQB, você pode encontrar simulados para ajudar no seu período de preparação. Não deixe de fazê-los para treinar o tempo de prova e tipo de questões;
  4. Ainda, é importante não fazer uso de outros simulados ou livros que não estão fundamentados na mesma linha de conhecimento utilizada na certificação CTFL. Isso pode te prejudicar mais do que ajudar;
  5. Tenha conhecimento dos assuntos que caem na prova, alguns comuns são: 7 princípios dos testes de software, papéis e tipos de técnicas estáticas, o que é risco e papéis do líder e do testador.

Não deixe de se preparar para realizar a prova da certificação. Esse processo é muito importante e fará com que você tenha facilidade no momento de responder às questões.

Agora que você já conhece mais a respeito da certificação CTFL, que tal conhecer, também, mais sobre a certificação ITIL? Acesse nosso artigo sobre o assunto e se informe sobre mais essa certificação!

CTA-DM-2-6

Compartilhe

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress