Atendimento Rápido: como aperfeiçoar seu atendimento ao cliente

Uma suíte completa para a gestão da sua empresa

O atendimento rápido e eficaz é um dos pontos essenciais para a conquista e fidelização de clientes na atualidade em diferentes segmentos de negócios, afinal, ninguém pode (nem quer) perder tempo ao buscar soluções para questões simples.

Aliás, a agilidade é um dos requisitos essenciais quando se cria uma estratégia de atendimento ao cliente

O atendimento rápido é importante, inclusive, quando a resolução do problema é mais complexa. Por isso, é importante contar com um planejamento que priorize a rapidez sem prejudicar a qualidade.

A meta é manter um atendimento que seja sempre lembrado por essas duas características, o que exige um aprimoramento constante.

Essa tarefa pode parecer um grande desafio e, em muitos casos, é. Mas existem diversas técnicas, estratégias e ferramentas que podem promover uma excelente combinação entre rapidez e qualidade.

Para isso, em primeiro lugar, é preciso conhecer bem os tipos de demandas apresentadas ao setor de atendimento.

As mais simples e recorrentes entre elas, podem ser automatizadas, o que já representa um grande ganho em termos de agilidade.

Além disso, você pode reorganizar o seu fluxo de trabalho e alinhar as competências da equipe de atendimento, para que as demandas mais complexas também contem com rapidez ao serem solucionadas.

É preciso tomar cuidado também com o equilíbrio entre a rapidez e qualidade. Quando o foco é a rapidez, muitas equipes acabam se perdendo e deixando a qualidade de lado.

Ter uma demanda finalizada não necessariamente significa que o problema do cliente foi verdadeiramente resolvido e que ele está satisfeito.

Por outro lado, quando você foca na melhoria dos seus processos para incluir os dois atributos, o resultado é a conquista de novos clientes e a fidelização dos atuais.

Se a sua meta é atender mais rápido tendo um alto padrão de qualidade como aliado para favorecer a experiência dos clientes, continue esta leitura.

Nos próximos tópicos, você vai conferir as melhores dicas para contar com um atendimento rápido e eficaz, considerando as mudanças no comportamento do consumidor e a meta da fidelização.

Atendimento rápido: aliando a agilidade e a qualidade

A necessidade de oferecer um atendimento rápido tem sua origem na mudança de comportamento do consumidor em virtude da transformação digital.

Na atualidade, ninguém tem tempo a perder com a solução de demandas que podem ser simplificadas e a comparação com as empresas concorrentes é inevitável.

Os clientes têm acesso a muitas informações e tornam-se cada vez mais exigentes. Por isso, já se fala em SAC 5.0.

Sendo assim, buscar estratégias para atender mais rápido sem deixar a qualidade de lado é uma meta importantíssima para diferentes segmentos de negócios.

Veja abaixo as melhores dicas para alcançar essa meta:

Crie um fluxo de trabalho simples e organizado

Quando a empresa não conhece a fundo as principais demandas de seus clientes e opta por adotar um fluxo de trabalho complexo e obscuro, a própria equipe de atendimento se sente perdida.

O resultado disso são os erros, a falta de padronização, os atrasos, as reclamações e, claro, a insatisfação dos clientes

O fluxo de trabalho deve ser concebido como um roteiro, ou passo a passo, para o atingimento de certo objetivo.

Se esse fluxo não é definido de forma organizada, a tendência é a perda de tempo tanto para a equipe quanto para o cliente.

Help Desk Para o Seu Atendimento

Assim, é preciso conhecer as principais demandas dos clientes e criar fluxogramas a serem seguidos em cada caso, para que o seu atendimento seja rápido sem perder a qualidade. 

Os fluxogramas devem ser compartilhados e compreendidos por toda a equipe, com todo o detalhamento sobre o que deve ser feito e como fazê-lo, de acordo com cada situação. 

A partir do fluxo de trabalho, será possível avaliar as etapas do processo de atendimento, de modo a eliminar as etapas desnecessárias e aperfeiçoar as que precisam de ajustes.

Reduza possíveis gargalos

A criação do fluxo de trabalho é essencial para a identificação de gargalos que atrapalham o oferecimento de um atendimento rápido e eficaz.

Existem algumas etapas do processo de atendimento que podem estar mal organizadas e planejadas de forma inadequada, fazendo com que o cliente tenha que esperar muito tempo para ter a sua demanda solucionada.

Nesse caso, dizemos que determinada parte do processo conta com um gargalo, ou seja, um problema que prejudica a obtenção do resultado esperado.

Esse problema pode ser um sistema obsoleto, um profissional de atendimento sem qualificação ou o estabelecimento de uma etapa desnecessária.

Toda empresa pode apresentar gargalos em seu serviço de atendimento, mesmo aquelas que já acreditam contar com um atendimento rápido ao cliente.

Portanto, é fundamental manter uma investigação constante objetivando a identificação dos gargalos no atendimento e a organização dos mesmos por ordem de prioridade.

Pode ser que um único gargalo esteja causando diversos problemas, atrasos e reclamações. Se isso acontecer, significa que ele deve estar no topo da lista de prioridades.

É importantíssimo contar com a ajuda da própria equipe de atendimento na identificação dos gargalos, pois é ela que lida diretamente com os clientes e conhece a fundo suas expectativas e insatisfações.

Depois de fazer o diagnóstico, é hora de planejar a mitigação dos gargalos por ordem de prioridade e colocá-la em prática sempre com a ajuda e o engajamento da equipe.

Desenvolva competências diferenciadas na equipe

Obviamente, o atendimento rápido e eficaz está diretamente ligado ao bom desempenho da equipe de atendimento.

Não basta contar com fluxos organizados e processos fluidos. A sua equipe precisa desenvolver competências específicas.

A comunicação assertiva e empática e a escuta ativa são exemplos de habilidades importantíssimas na atualidade.

Para desenvolver competências diferenciais nos componentes de sua equipe, você precisa partir do perfil do seu público-alvo e das tendências do mercado para a sua área de atuação.

O passo seguinte é listar as competências necessárias para proporcionar aos seus clientes um atendimento rápido e eficaz. 

Certamente, você vai encontrar itens como conhecimento técnico, gestão do tempo e comunicação efetiva, que são essenciais. Mas também podem surgir necessidades mais específicas.

A partir da sua lista, é hora de planejar treinamentos e cursos de qualificação e aprimoramento, para manter sua equipe alinhada aos propósitos da empresa.

Não deixe de ouvir as impressões dos seus colaboradores. Esclareça dúvidas e avalie sugestões. Só assim será possível aumentar o engajamento da equipe e, consequentemente, atender mais rápido.

Automatize o que for possível no processo

A automação deve ser vista como um processo de substituição de trabalhos manuais e repetitivos pela atuação de sistemas ou robôs eficientes.

Nessa perspectiva, a equipe de atendimento foge dos erros e do retrabalho e consegue focar suas rotinas em tarefas mais estratégicas. 

Por isso, a tendência da automação tem crescido consideravelmente, já que várias etapas do atendimento ao cliente podem ser cumpridas a partir de alguns cliques.

Você pode automatizar, por exemplo, o processamento de pedidos, o monitoramento dos indicadores de desempenho e parte da própria interação com os clientes. 

Com a adoção de um chatbot, você pode solucionar as demandas mais recorrentes e direcionar a interação para um atendente sempre que o cliente desejar.

Dessa forma, o atendimento rápido fica muito mais palpável. Mas é preciso ser cauteloso para que o atendimento não deixe de lado a humanização e a personalização e perca, consequentemente, a qualidade.

Para melhorar ainda mais a associação do atendimento rápido com a qualidade em sua empresa, recomendamos também a leitura sobre excelência no atendimento. Até o próximo conteúdo.

Gamificação para Atendimento

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress