Atendimento Automatizado: como utilizar automação no atendimento ao cliente

Help Desk para Gestão de Atendimento Integrado com WhatsApp e Telegram

O atendimento automatizado é uma tendência atualmente porque pode reduzir e até eliminar o tempo de espera, aumentando a qualidade da experiência do cliente.

Trata-se de uma forma de interação entre empresas e clientes sem a necessidade de intervenção humana, o que possibilita um melhor acompanhamento das mudanças de comportamento dos consumidores

A agilidade é a demanda que se destaca quando um gestor toma a decisão de estabelecer a automatização do atendimento, porém é preciso ter cautela quanto à implementação deste recurso, para que ele não gere ruídos de comunicação. 

Isso porque o atendimento automatizado requer uma adequação às necessidades do seu público-alvo e às demandas mais recorrentes em sua empresa. 

Quando isso acontece, há uma melhoria da satisfação dos clientes e das taxas de fidelização, além, é claro, do retorno financeiro. 

Ou seja, o oferecimento do atendimento automatizado pode representar um grande impacto na operação do seu negócio.

Se você planeja fazer essa implementação, continue a leitura deste artigo. Ao longo dos próximos tópicos, além de explicar o que é atendimento automatizado, vamos dar algumas sugestões de formas de utilização que podem ser bem aproveitadas em sua empresa. 

Confira!

O que é atendimento automatizado?

O atendimento automatizado é aquele oferecido quando uma empresa conta com sistemas tecnológicos que possibilitam o contato com os clientes sem a necessidade de intervenção humana

Ainda que o conceito pareça bastante novo, ele já está presente no cotidiano dos consumidores há bastante tempo.

O advento de opções como os assistentes virtuais e os chatbots trouxe o assunto à tona novamente. Mas estas são apenas algumas opções novas de automatização do atendimento. 

O caixa eletrônico, por exemplo, é uma forma de atendimento automatizado com o qual muitas pessoas já estão familiarizadas há tempos.

Acontece que a tecnologia evolui sempre no sentido de atender às expectativas do mercado de consumo melhorando a experiência dos clientes.

Com o atendimento automatizado no WhatsApp, por exemplo, é possível fornecer respostas aos clientes 24 horas por dia todos os dias da semana e sem tempo de espera. 

Além disso, esse recurso pode aumentar a produtividade da sua equipe e representar uma considerável redução de custos e de erros

Ou seja, quando bem implementado, o atendimento automatizado é benéfico tanto para a empresa quanto para os clientes. 

E, ao contrário do que pode parecer, o atendimento automatizado facilita a humanização nas interações com o cliente, pois recursos como a inteligência artificial são mais eficientes em detectar sentimentos e expectativas. 

Vamos ver no próximo tópico algumas possibilidades de automatização do atendimento que podem funcionar bem para o seu negócio. 

Como promover a automatização do atendimento?

São diversas as possibilidades de automatização do atendimento. Vamos ver agora quais são as que mais têm sido utilizadas na atualidade. 

Banco de perguntas e respostas

A FAQ (Frequently Asked Questions) ou central de ajuda, embora não seja um recurso muito novo, pode ser considerada uma forma de oferecer o atendimento automatizado. 

Ela engloba as respostas para as perguntas mais frequentes feitas pelos clientes, constituindo um banco de informações que precisa ser constantemente atualizado.

Com a FAQ, o cliente tira suas dúvidas de maneira ágil, o que é visto positivamente, já que os consumidores estão cada vez mais conectados e não gostam de esperar. 

Dessa forma, você pode implementar, por exemplo, um software que possibilite ao cliente obter as respostas de que necessita ao digitar algumas palavras-chave.

Você também pode contar com um sistema que mantenha a central de ajuda como banco de dados e entregue informações relevantes de acordo com o perfil de cada cliente. 

O importante é dar ao cliente a possibilidade de sanar suas dúvidas sem ter que esperar pela disponibilidade de um atendente. 

Quando a resposta está a poucos cliques de distância, não há tempo de espera, mas é importante que o banco de perguntas e respostas seja completo e abrangente, além de proporcionar uma pesquisa facilitada. 

Solucione todos os seus problemas com nosso software de help desk

Chatbots

Os chatbots correspondem a sistemas de conversação em que o cliente consegue solucionar suas dúvidas de forma assertiva ao interagir com um robô capaz de entender suas demandas. 

Você pode implementar o chatbot, por exemplo, para oferecer atendimento automatizado pelo WhatsApp, pelas redes sociais ou pelo site da sua empresa. 

Vários softwares de chatbot proporcionam integrações múltiplas com os canais mais utilizados pelas empresas. 

Na prática, o cliente envia uma mensagem através de um chat programado a partir dessa tecnologia e é orientado pelo bot de acordo com uma lista de opções e com o banco de dados cadastrados. 

Toda a programação pode ser feita a partir de padrões pré-estabelecidos para que as demandas do consumidor sejam resolvidas da maneira mais rápida e clara possível. 

Com a inteligência artificial, o sistema vai aprendendo novas informações à medida que interage com os clientes num processo de aprimoramento constante.

Além disso, os bots também são capazes de compreender a linguagem natural humana, o que torna as interações mais fluidas. 

O processo acontece, é claro, sem a intervenção humana, porém é importante oferecer ao cliente a opção de conversar com um atendente caso prefira. 

RPA

Enquanto os chatbots assumem um papel mais passivo, recebendo e solucionando as demandas dos clientes, a tecnologia RPA é capaz de criar ações mais ativas junto a eles.

A automatização de processos robóticos pode, por exemplo, identificar padrões de comportamentos dos clientes que indicam que eles estão com dúvidas. 

Nesse caso, o sistema pode enviar automaticamente uma mensagem por chat ou e-mail incluindo justamente a informação de que o cliente necessita.

Essa possibilidade é muito bem-vinda no caso do e-commerce, em situações de envios automáticos de mensagens com informações sobre os produtos que o cliente colocou no carrinho de compras, sobre a confirmação de aprovação do pagamento, rastreio ou entrega.  

URA

As URAs são Unidades de Respostas Audíveis, utilizadas por muitas empresas que oferecem o atendimento telefônico. 

Normalmente, as URAs correspondem a uma série de áudios pré-gravados que guiam o processo de suporte ao cliente

Provavelmente você já foi atendido por uma URA e sabe que, se for mal implementada, ela pode causar a insatisfação do cliente.

As unidades de respostas audíveis são antigas conhecidas dos consumidores, que nem sempre tiveram experiências positivas com esse tipo de automação.

É importante sempre lembrar que o foco do atendimento automatizado deve ser a solução das demandas do cliente. Então, cada URA deve ser preparada de acordo com as necessidades mais recorrentes apresentadas por eles. 

Assim como ocorre com o chatbot, é muito importante que o consumidor conte com a possibilidade de conversar com um atendente humano sempre que achar necessário.

Ao contrário do que ocorria há alguns anos, o consumidor da atualidade, agora chamado de cliente 5.0, está hiperconectado, muito bem informado e tornou-se bastante exigente.

Ele espera por um atendimento humanizado e personalizado, além de ágil e eficiente e a automatização precisa ser utilizada em favor dessas exigências.

Para saber mais sobre o perfil dos clientes da atualidade e implementar o atendimento automatizado com a finalidade de satisfazê-los, leia nosso artigo sobre SAC 5.0. Até o próximo conteúdo. 

Gamificação para Atendimento

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress