A importância de manter a base de conhecimento da equipe de suporte atualizada

A busca pelo desenvolvimento de uma cultura inovadora em um grupo de pessoas é um grande desafio para quem quer otimizar e estruturar os processos do negócio. Pode se tornar desgastante para um gestor o trabalho de engajar as pessoas em um novo projeto. Entende-se o engajamento como o principal instrumento para manter os colaboradores ativos e comprometidos com a iniciativa. Esse caso é comum quando se está desenvolvendo uma base de conhecimento entre os setores.

Quando se tem uma base de conhecimento implantada na empresa, é fundamental que ela seja alimentada e atualizada constantemente, sendo indispensável o engajamento dos usuários.

Como potencializar a base de conhecimento com o engajamento dos colaboradores?

Na utilização de um suporte para as informações da empresa, é fundamental que haja um alinhamento com os objetivos que o negócio espera atingir, fazendo com que as chances de fracasso do projeto sejam menores e o engajamento dos colaboradores ocorra mais rapidamente.

Além do alinhamento, deve existir uma sinergia clara entre a iniciativa e os colaboradores. Quando há uma compreensão acerca dos benefícios que serão obtidos com a implantação de uma base de conhecimento dentro da empresa, os colaboradores poderão ver os ganhos que isso lhes apresentará, aumentando o comprometimento deles com o desenvolvimento da cultura.

Quais os benefícios de manter minha base de conhecimento atualizada?

Ao certificar que a base tenha uma gestão qualificada, com curadoria, é possível ter um controle maior sobre as informações que estão sendo adicionadas e disponibilizadas lá. Mantendo a base de conhecimento atualizada há uma segurança maior por parte dos profissionais que irão utilizar o conteúdo no seu dia a dia, pois ele terá certeza que o material está correto e validado, sem se preocupar com a possibilidade de utilizar uma informação ultrapassada.

O retrabalho será extinto com o tempo, pois não haverão mais erros ocorridos por meio de materiais desatualizados. A ocorrência de erros básicos pode comprometer seriamente o resultado das operações do negócio. Ainda, pode reduzir seu faturamento e dificultar suas chances de crescer de forma organizada e sem perder a qualidade.

Tendo o amparo de uma cultura de Gestão do Conhecimento, é possível aumentar ainda mais a produtividade da equipe. Quando um colaborador necessitar sanar alguma dúvida para executar uma atividade, poderá recorrer à base, com segurança de que a informação estará lá e será atualizada.

201917Jun_deskmanager-cta-blog

Como manter a base de conhecimento atualizada?

Ter uma equipe engajada com o desenvolvimento da base de conhecimento da empresa garante que as chances de mantê-la atualizada sejam maiores. No entanto, existem algumas práticas que podem ser aplicadas na rotina do negócio, otimizando o desenvolvimento da base:

Reserve um tempo na semana para se dedicar a compilar as informações e compartilhá-las na base;
Anote os processos realizados durante o dia, para facilitar na hora de transformar isso em conhecimento;
Quando um procedimento mudar, altere, instantaneamente, ele na base, evitando que outras pessoas utilizem a informação errada;
Utilize diferentes formatos para compartilhar os conhecimentos.

Como a Gestão do Conhecimento pode ajudar minha equipe?

A Gestão do Conhecimento visa organizar as informações e criar uma cultura de compartilhamento de aprendizados em diferentes nichos. Aplicada ao ambiente empresarial ela busca organizar os conhecimentos que existem interna e externamente, ou seja, tudo o que já está formalizado e descrito, bem como os aprendizados tácitos, que são detidos pelos colaboradores mais experientes.

Na prática, a metodologia procura documentar todos conhecimentos pertinentes à empresa e suas equipes. Além de documentar os processos internos, é importante que eles estejam centralizados em apenas um local, assim, o risco de perder informações se torna menor, além de possibilitar uma busca simples pela informação, sem ficar dependendo de outras pessoas para resolver uma atividade pontual ou realizar a parte densa de um treinamento.

Aplicar a Gestão do Conhecimento dentro da empresa garante uma série de benefícios. Entre eles, podemos citar o crescimento da produtividade da equipe, que poderá ter acesso rápido e fácil às informações que precisa, não dependendo mais de pessoas-chave, e a redução do retrabalho, uma vez que, com todas as informações necessárias em uma base de conhecimento, é possível sanar dúvidas rapidamente, garantindo assim, mais assertividade na execução das tarefas.

Artigo escrito por Pulpo.

CTA-DM-2-6

Posts relacionados

Um Sistema Help Desk é útil para eliminar processos manuais em relação..
Se sua empresa está precisando de um sistema de help desk, não..

Mais lidos

Companhia amplia universo de usuários finais para reunir seus clientes numa mesma plataforma de gerenciamento...

Gestores dos mais diversos segmentos concordam sobre a grande importância do planejamento estratégico para alcançar..

O marketing de relacionamento é uma estratégia poderosa para empresas (tanto pequenas, como grandes) que..

Receba nossa newsletter

Tenha acesso a conteúdos de valor sobre atendimento, sucesso do cliente, tecnologia e muito mais.

Você está pronto para uma jornada de sucesso?

Peça uma demonstração gratuita e conheça a Desk Manager, uma plataforma que proporciona uma experiência completa com sistema help desk e service desk.
plugins premium WordPress