Mesmo com relevância em seu segmento e com clientes já fidelizados, muitas empresas podem acabar tendo problemas estruturais e financeiros por causa de uma má gestão.
São diversos os erros que podem ocorrer que afetam o desempenho da empresa. Embora a gestão empresarial seja uma área com muito tempo de existência e diversos estudos elaborados sobre, ainda hoje alguns empresários ignoram práticas de gestão que poderiam contribuir para o desenvolvimento de seu negócio.
Principalmente as pequenas e médias empresas, que muitas vezes possuem uma estrutura organizacional familiar, acabam ignorando as técnicas de gestão pertinentes ao seu tipo de estrutura e muitas vezes uma boa ideia chega ao fim sem atingir todo o seu potencial.
Mesmo para quem está de olho nos formatos mais recentes de gestão de empresa precisa estar sempre se atualizando para não ficar para trás. Para conseguir gerir melhor a empresa e conseguir melhores resultados, algumas práticas devem ser adotadas.
Você sabe se está cometendo algum erro na gestão da sua empresa? Quais seriam então as melhores práticas?
6 erros comuns na gestão de empresa
Localizar o erro é o primeiro passo para conseguir seguir em frente. Existem algumas falhas de gerenciamento que são mais comuns entre as empresas e que podem afetar o desenvolvimento do negócio, entre eles:
- Não controlar as operações realizadas
- Não fazer o fluxo de caixa
- Não realizar orçamentos na hora de realizar as compras
- Confundir os ganhos da empresa com os ganhos pessoais
- Não capacitar os funcionários
- Não possuir um sistema de gerenciamento
Embora não sejam erros complexos, eles acabam afetando o desempenho da empresa. Com pequenas mudanças, é possível para o empresário solucionar os erros e melhorar a gestão da sua empresa.
Melhorando a gestão da sua empresa
- Foque na qualidade
A qualidade de um produto ou do atendimento ofertado pela empresa são fatores importantes para que o cliente fique mais satisfeito. Procure realizar treinamentos com os funcionários para evitar, por exemplo, erros na fabricação de produtos, pois este é um gasto desnecessário.
Além dos gastos com retrabalho, outro inconveniente que a falta de treinamento pode gerar, no caso do relacionamento com o cliente, é a insatisfação com o atendimento. Capacitar os funcionários deve ser visto como um investimento que irá melhorar a gestão da sua empresa e elevará os lucros obtidos.
- Saiba separar a empresa da sua vida pessoal
Principalmente nas pequenas e médias empresas, é comum que a empresa faça parte do ambiente familiar. Isso pode criar uma confusão principalmente quando se trata dos ganhos e gastos pessoais e da empresa.
O empresário deve ter em mente que o dinheiro da empresa é um e o seu é outro. É preciso os lucros obtidos no negócio não sejam utilizados para pagar contas pessoais, ignorando a necessidade de se manter um capital de giro na empresa.
O ideal é que o empresário retire um pró-labore do dinheiro obtido, isso irá melhorar o controle dos gastos da empresa e irá auxiliar no crescimento da mesma, melhorando a gestão.
- Tenha uma ferramenta de gestão
Esta é uma dica muito importante e que irá resolver a maioria dos problemas. Muitas empresas acabam ignorando as ferramentas de gestão e não possuem um controle completo do que acontece no dia a dia, comprometendo os resultados e gerando valores que não condizem com a realidade.
Mesmo utilizando alguma ferramenta de gestão, é preciso escolher a ideal para o seu perfil. Não adianta uma pequena empresa tentar utilizar um software voltado para grandes empresas, pois, além do gasto desnecessário, as ferramentas disponíveis não são adequadas para o seu perfil.
Um sistema de gestão empresarial ERP é indicado para as pequenas e médias empresas. Com ele, é possível ter um controle completo sobre as finanças, estoque, organizar os orçamentos, controlar as cotações, emitir notas fiscais, entre diversas outras funcionalidades que poderão melhorar a gestão da empresa e evitar possíveis erros.
Uma ferramenta de gestão será um importante apoio para a empresa e é uma forma moderna de realizar diversas atividades. Um sistema de gestão evita muitos erros humanos e mantém as informações mais atualizadas, garantindo assim uma melhor gestão da sua empresa.