ocê já sabe que a Desk Manager possibilita a integração com ótimas ferramentas dos mais diversos segmentos, incluindo, é claro, o WhatsApp. Mas a novidade é que nossa plataforma também possibilita a implementação de um chatbot no WhatsApp Business.
O chatbot vem sendo aplicado a diferentes plataformas agregando cada vez mais qualidade ao atendimento ao cliente e contribuindo para o sucesso dos negócios em diversos segmentos.
A ferramenta é conhecida também como robô que conversa e possibilita o envio de respostas automáticas aos clientes de acordo com o conteúdo das mensagens recebidas.
Essa automatização do atendimento ao cliente não elimina a necessidade de contar com atendentes humanos, mas agiliza as respostas às demandas mais recorrentes.
Quando falamos especificamente de chatbot para WhatsApp, a ferramenta torna-se ainda mais promissora, pois o aplicativo de troca de mensagens está presente no cotidiano de consumidores com diferentes perfis.
Assim, quando você utiliza o WhatsApp Business e disponibiliza este canal de comunicação para os seus clientes, faz muito sentido contar com um chatbot.
Se a implementação do chatbot no WhatsApp Business faz parte dos seus planos, você precisa continuar a leitura deste artigo.
Nos próximos tópicos vamos falar sobre os benefícios deste canal automatizado para o seu negócio e explicar a integração que a Desk Manager possui para unir chatbot e WhatsApp.
Benefícios de utilizar um chatbot no WhatsApp
Antes de entender as vantagens de contar com o chatbot no WhatsApp Business, é importante relembrar o quanto a inclusão do WhatsApp no seu atendimento ao cliente é importante.
Esse aplicativo é um dos mais utilizados em todo o mundo e está instalado em quase todos os smartphones utilizados pelos brasileiros.
Sendo assim, a principal justificativa para disponibilizar este canal para que seus clientes entrem em contato com a sua marca é a familiaridade deles com a ferramenta.
Muitas pessoas consideram muito mais fácil enviar uma mensagem por WhatsApp do que ter que fazer uma ligação telefônica, por exemplo.
Além disso, o WhatsApp Business conta com recursos que podem ajudar a alavancar os negócios, como a criação de catálogos e a própria integração com chatbots.
O chatbot no WhatsApp Business tem sido muito procurado pelas empresas e agradado muito aos clientes.
Por ser conhecido pela instantaneidade do envio e recebimento de mensagens, o WhatsApp pressupõe a agilidade da interação e esse é o primeiro benefício a ser destacado quando você decide criar um chatbot no WhatsApp Business.
A automatização das respostas de acordo com a identificação das demandas é possível graças à inteligência artificial e ao machine learning.
Assim, você pode utilizar a integração entre WhatsApp e chatbot para informar ao seu cliente o status do pedido dele ou possibilitar a emissão da segunda via de um boleto, por exemplo.
Esse tipo de demanda é bastante comum e extremamente simples, mas o alto volume pode representar muitas horas de trabalho para que um integrante do seu time consiga atender individualmente a cada solicitação.
Além disso, a automatização desse tipo de atendimento possibilita a solução que o cliente solicita de forma muito mais rápida.
Nesse contexto, o chatbot para WhatsApp deve ser entendido como um recurso promissor e muito valioso para o seu negócio, podendo ajudar de várias maneiras.
Além da agilidade, podemos destacar mais alguns benefícios que estão diretamente ligados a ela:
- Interação instantânea e eficaz: as demandas podem ser resolvidas com alguns cliques e em poucos minutos;
- Aumento da disponibilidade do negócio: com o chatbot no WhatsApp Business, você pode oferecer um atendimento 24 horas por dia e sete dias por semana sem grandes dificuldades;
- Expansão do alcance do negócio: com a automatização proporcionada pelo chatbot para WhatsApp, você consegue atender satisfatoriamente um número muito maior de clientes e futuros clientes;
- Suporte em tempo real: o cliente 4.0 não quer ter que esperar alguns dias úteis para obter a resposta sobre sua demanda. Ele é imediatista e quando obtém respostas em tempo real são maiores as chances de tornar-se fiel a uma empresa;
- Personalização da experiência do cliente: a automatização não precisa tornar a experiência do cliente monótona e padronizada. Pelo contrário, a inteligência artificial pode inclusive captar demandas implícitas nas interações e favorecer de diversas formas a personalização do seu atendimento;
- Otimização do tempo da equipe de atendimento: com a automatização das demandas mais recorrentes, o tempo dos integrantes da sua equipe pode ser empregado na solução de demandas mais complexas;
- Comunicação mais segura: a criptografia de ponta a ponta utilizada no WhatsApp melhora a segurança dos dados que são compartilhados nas interações;
- Encurtamento do ciclo de vendas: a automatização pode solucionar rapidamente as principais dúvidas que surgem antes que um cliente faça uma aquisição, tornando o ciclo de vendas mais simples;
- Aumento do reconhecimento da marca: a eficácia das soluções e a instantaneidade das respostas serão vistas com bons olhos pelos clientes e sua marca ganhará confiabilidade.
Por todas essas razões e pela aceleração da tendência do atendimento digital devido à pandemia da Covid-19, muitas empresas já estão usando o chatbot para WhatsApp e obtendo bons resultados.
A solução é benéfica para pequenas, médias e grandes empresas de todos os segmentos justamente devido à popularidade do WhatsApp e à necessidade de soluções ágeis.
Com todas essas vantagens, você já deve estar se perguntando qual é o primeiro passo para disponibilizar o quanto antes esse recurso dentro do seu atendimento ao cliente.
No próximo tópico, você vai saber como criar um chatbot para WhatsApp utilizando o Desk Manager.
Como criar um chatbot para WhatsApp
Para criar um chatbot no WhatsApp a partir da plataforma Desk Manager, você deve utilizar o aplicativo “Painel”.
A partir do botão “fluxo de conversas”, você consegue criar o workflow onde será desenhado o bot.
Como o workflow é baseado no canal, é neste momento que você deve selecionar o WhatsApp como canal de implementação do chatbot.
Também é preciso selecionar o grupo de atendimento ao qual o chatbot vai ser dedicado. Para cada grupo é possível selecionar uma trilha de questionários ou fluxo de trabalho.
Você pode criar diversos fluxos, conforme o perfil do seu negócio e dos clientes, e cada fluxo criado deve ser associado ao canal correspondente. No caso, o canal que nos interessa é o WhatsApp.
Depois do cadastramento de um fluxo específico, você deve clicar sobre o nome dele com o botão direito do mouse e selecionar a opção “construtor do fluxo de conversas”.
A partir deste momento, você deverá adicionar os itens do seu fluxo. As opções possíveis são as seguintes:
- Pergunta ou questionário com opções de 1 a 9;
- Resposta com frase pronta;
- Registro de chamado e encaminhamento para um atendente humano;
- Registro de chamado com first call resolution e finalização ao mesmo tempo.
Suponhamos que você crie um fluxo que começa com uma pergunta. Nesse caso, dentro do fluxograma, você deverá adicionar outra interação para cada resposta possível.
E assim, você vai criando as diversas linhas do seu fluxograma de acordo com as quatro categorias de interações.
Com os recursos disponíveis, é possível criar tanto fluxos simples quanto os complexos, de modo a atender adequadamente a demanda dos seus clientes.
Viu como é simples a implementação do chatbot para WhatsApp com a Desk Manager? Se você ainda não conhece nossa plataforma, faça um teste gratuito! Até o próximo artigo!